
Página inicial > Notícias > Enredo da Beija-Flor é escolhido
Samba que homenageará Brasília em seu cinquentário foi selecionado na madrugada desta terça-feira (20). Selecionado era tido como favorito pelo diretor de carnaval da escola
O samba-enredo que homenageará a capital federal em seu cinqüentenário foi escolhido. O compositor Picolé conquistou, na madrugada desta terça-feira (20), o concurso da escola Beija-Flor de Nilópolis para o próximo Carnaval. O enredo escolhido foi "Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília do sonho à realidade, a capital da esperança". O vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, e o secretário-adjunto de Cultura, Beto Sales, acompanharam a final.
“Tenho 60 anos e esperei 29 para ganhar novamente um samba na Beija-Flor. Esse samba já está na boca do componente. Acredito que fiz a obra que vai dar o título de campeã do carnaval para escola”, afirmou Picolé.
A final também consagrou o tricampeonato de Serginho Sumaré. Samir Trindade, Serginho Aguiar, Dílson Marimba e André do Cavaco completam a parceria vitoriosa como co-autores. O anúncio do samba campeão foi feito pelo presidente de honra da escola, Anísio Abraão David. Serginho Sumaré escolheu o verso "A Flor desabrochou nas mãos de JK" como o seu preferido. E também destaca o trecho que conta o amor de Jaci. "O brilho em Jaci vem do olhar/ Pra sempre refletindo em suas águas/ A força que fluiu desse amor/ É Paranoá, Paranoá".
Segundo Laíla, diretor de carnaval da escola, o samba despontou desde o início da disputa: “Ele largou na frente desde o começo. Espero que seja o samba do ano. Possui todas as possibilidades”.
O secretário-adjunto de Cultura, Beto Sales, ficou satisfeito com a escolha e acredita que a Beija Flor levará um grande desfile à Sapucaí. “O carnaval do Rio de Janeiro é uma festa de grandes proporções, transmitido para mais de 100 países, com mais de 1 bilhão de telespectadores. Será uma grande chance de mostrar Brasília ao mundo”, destacou.
A final contou com quatro sambas. Todos tiveram 20 minutos para suas apresentações. Emocionado com a conquista, o compositor Samir Trindade revelou que há quatro anos não tinha nem dinheiro para pagar passagem de ônibus e ir disputar sambas na Beija-Flor.
Ele também contou que foi bom o samba ter vazado na internet, antes da inscrição na escola, pois a obra sofreu uma modificação. “Percebemos pelos comentários na internet que o samba precisava ser alterado no refrão principal. Mexemos na melodia”, confessou.
Confira a letra do samba que leverá Brasília para a Marquês de Sapucaí:
"Dádivas o criador concedeu
Fez brotar num sonho divinal o mais precioso cristal
Lágrimas, fascinante foi a ira de Tupã
Diz a lenda que o mito Goyás nasceu
O brilho em Jaci vem do olhar
pra sempre refletido em suas águas
A força que fluiu desse amor é Paranoá, Paranoá
Óh! Deus sol em sua devoção
Ergueu-se no Egito fonte de inspiração
Pássaro sagrado voa no infinito azul
Abre as asas bordando o cerrado de norte a sul
Ah! Terra tão rica é o sertão
Rasga o coração da mata desbravador!
Finca a bandeira nesse chão
pra desabrochar a linda flor
No coração do brasil, o afã de quem viu um novo amanhã
Revolta, insurreições, coroas e brasões
batismo num clamor de liberdade!
Segue a missão a caravana em jornada
Enfim a natureza em sua essência revelada
firmando o desejo de realizar
A flor desabrochou nas mãos de jk
A miscigenação se fez raiz
com sangue e o suor deste país
Vem ver... A arte do mestre num traço um poema
Nossa capital vem ver ...
Legião de artistas, caldeirão cultural!
Orgulho, patrimônio mundial
Sou candango, calango e beija-flor!
Traçando o destino ainda criança
a luz da alvorada anuncia!
Brasília capital da esperança"
Autores: Picolé da Beija Flor, Serginho Sumaré,Samir Trindade,Serginho Aguiar, Dison Marimba e André do Cavaco
Clique aqui para ouvir a música campeã.
Foto: Divulgação
Se você é de um órgão de imprensa, clique aqui
para assinar o RSS.
