Meta é ampliar o atendimento de 16% para 50% da população até o fim de 2012

" /> Meta é ampliar o atendimento de 16% para 50% da população até o fim de 2012

">

11/07/2011 às 03:00

Primeiras Clínicas da Família serão em Samambaia

Meta é ampliar o atendimento de 16% para 50% da população até o fim de 2012

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

As duas primeiras Clínicas da Família do Distrito Federal já estão em construção, em Samambaia. Em cada clínica, também conhecida como Unidade Básica de Saúde (UBS), haverá três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por um médico, um enfermeiro, um dentista, dois técnicos de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

“A Saúde da Família atua de forma proativa: vai até a população para fazer o levantamento de suas necessidades. Com a instalação das Clínicas da Família, teremos um alcance muito maior em termos de abrangência”, explica a subsecretária em exercício de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Fátima Regina Pinheiro.

O secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, explicou que a meta do governo é ampliar o Programa Saúde da Família. “Alcançamos hoje 16% da população e queremos, no fim de 2012, atender 50%”, afirmou, lembrando que, agora, o GDF está terminando de arrumar a casa e passando a investir de forma mais intensa na melhoria dos serviços prestados à população.

“Saímos do estado de emergência e já estamos num momento estruturante”, declarou o secretário, durante a entrega de 30 ambulâncias e do novo centro de imagem do Hospital Regional da Asa Sul.

Em andamento – As obras em Samambaia já começaram, na QN 523 e na QS 122. A cidade terá ainda outras duas Clínicas da Família, na QS 314 e na QD 302. Outras unidades serão instaladas no Areal, em Taguatinga, e no Recanto das Emas, onde haverá uma clínica maior, com sete equipes. Esses terrenos já estão disponíveis e são áreas previamente designadas à Secretaria de Saúde.

As unidades são construídas por meio de estruturas modulares e possuem diferença de tamanho, de acordo com o número de profissionais que irão abrigar. Em Samambaia, cada uma medirá 693 m², para ao trabalho de três equipes.

O tamanho da unidade e o número de profissionais ali lotados dependem da população a que se destina. Segundo Fátima Regina Pinheiro, são levados em consideração – entre outros fatores – o número de habitantes que residem nas proximidades e a situação epidemiológica da cidade assistida.

A expectativa é de que, ao término da implantação, o Distrito Federal conte com 100 Clínicas da Família em funcionamento e uma média de 400 equipes da ESF em atuação.