Estrutural realiza Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

" /> Estrutural realiza Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

">

25/07/2011 às 03:00

Encontro discute direito à alimentação

Estrutural realiza Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Por

    Da Agência Brasília

    Cerca de 150 pessoas compareceram ao Centro Comunitário da Estrutural na última sexta-feira (22/07) para discutir o direito humano à alimentação adequada. O encontro fez parte da Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve como convidados os secretários de Cultura, Hamilton Pereira, e Arlete Sampaio, do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.

    Em seu discurso, Hamilton Pereira destacou a importância da participação popular nas discussões políticas. “Espaços como estes dão a base para a solução de problemas. Quando envolvemos a população, o resultado é sempre melhor. Quem acerta sozinho, erra”, enfatizou.

    Já a secretária Arlete Sampaio fez uma contextualização histórica dos direitos sociais, como a conquista do povo de reunir-se e de tratar de interesses comuns. Ela citou a Constituição Federal de 1988, na qual o sistema de proteção às pessoas mais pobres passa a ser um direito, e lembrou as estratégias do Programa Fome Zero, como a garantia do acesso aos alimentos; o aumento da produtividade no campo e a inclusão produtiva das pessoas que estavam em insegurança alimentar.

    Arlete Sampaio também conceituou a segurança alimentar e nutricional como indispensável para a população. “É a certeza de que cada pessoa vai ter sempre uma alimentação com qualidade e em quantidade suficiente”.

    INCLUSÃO

    Ao final da reunião, a secretária apresentou a garantia de renda; o acesso aos serviços públicos, promovido pela assistência social; e a inclusão produtiva daqueles que estão na extrema pobreza como estratégias do programa DF Sem Miséria. “O Estado deve garantir que todos tenham dignidade”, completou.

    O objetivo das Pré-Conferências Regionais é a ampliação da capacidade de mobilização e proposição de temas que debatam o acesso de todos os brasileiros à alimentação adequada e saudável, como também à soberania e segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal. Além disso, a realização das Pré-Conferências garante a participação de atores sociais do governo e da sociedade civil nas discussões em sua região, respeitando assim a especificidade local.

    As Pré-Conferências, juntamente com a III Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada de 21 a 23 de agosto de 2011, em Brasília-DF, fazem parte do processo preparatório da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que terá como lema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” e será a pactuação nacional pelo direito humano à alimentação adequada e saudável.

    Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), Arlete Sampaio, o secretario de Cultura, Hamilton Pereira, a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Francisca Soares Souza, servidores da SEDEST, representantes do Conselho Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/DF), do escritório local da EMATER, das Secretarias de Educação e de Saúde, da Pastoral da Criança, do Ponto de Cultura, do Coletivo da Cidade e as Mulheres da Paz.

    As inscrições para as próximas Pré-Conferências podem ser realizadas no site www.3conferenciadfsan.com.br

    Fonte: Sedest