Festival vai além da música. Meta é valorizar a diversidade e a identidade cultural da região, além de qualificar mão-de-obra

" /> Festival vai além da música. Meta é valorizar a diversidade e a identidade cultural da região, além de qualificar mão-de-obra

">

25/07/2011 às 03:00

Porão do Rock é investimento no DF

 

Festival vai além da música. Meta é valorizar a diversidade e a identidade cultural da região, além de qualificar mão-de-obra

Por


Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e produtor-geral do Porão do Rock, Gustavo Sá.
Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e produtor-geral do Porão do Rock, Gustavo Sá.. Foto: Brito

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O festival Porão do Rock, que vai reunir neste fim de semana 43 bandas – 20 do Distrito Federal – se consolida como representante da grande diversidade cultural da capital do país. “Por isso está em total consonância com a política cultural do governador Agnelo Queiroz”, avaliou o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (25/7).

Em sua 14ª edição, o Porão do Rock 2011 é realizado pela organização não governamental de mesmo nome e pelo Governo do Distrito Federal. A expectativa é de receber 70 mil pessoas nos dois dias de shows.

Para o produtor-geral do festival, Gustavo Sá, a parceria significa que “o GDF reconhece a importância do evento, que tem no rock a cultura mais genuína produzida na cidade”. De acordo com ele, a ação conjunta com o governo permitiu que, este ano, o Porão voltasse a ser realizado em dois dias, valorizasse a cultura local e descentralizasse as ações, abrindo espaço para bandas de todo o DF e não apenas do Plano Piloto.

Ao todo, oito grupos foram selecionados por meio de seletivas em Taguatinga, Sobradinho, Gama e Plano Piloto. “Essa descentralização obedece a uma lógica universalista, para que não sejamos provincianos”, destacou o secretário de Cultura.

Investimento no DF

Hamilton Pereira ressaltou ainda que o GDF tem o papel de fomentar a economia e dar visibilidade para a cultura local. “Para nós, é importante valorizar o que Brasília pode oferecer para o país e investir na economia da cultura. O Porão do Rock existe, independente do Estado. O que o governo Agnelo está fazendo é somar. A entrada esse ano, por exemplo, só será gratuita porque o governo está investindo”, afirmou.

O orçamento do Porão ainda não está fechado, mas Gustavo Sá acredita que o custo final de todo o festival fique em torno de R$ 2,5 milhões. Somente o GDF está investindo R$ 1,757 milhão, em recursos que acabam sendo revertidos para o desenvolvimento da própria região.

“Todos os serviços do Porão do Rock são prestados por pessoas e empresas do Distrito Federal”, anunciou o produtor-geral do festival. Além de gerar emprego e renda diretos, os organizadores promovem na quinta-feira (28) o encontro Porão na Roda, classificado pelo secretário de Cultura como “um espaço para refletir sobre o que se produz”.

Será uma mesa redonda voltada para a qualificação de profissionais para atuarem no mercado cultural e na gestão de projetos para o setor.

PARTICIPE

14ª edição do Festival Porão do Rock

Data: 29 e 30 de julho de 2011

Horário: 19h

Local: Complexo Ginásio Nilson Nelson

Entrada franca (retirada de ingressos nas lojas Chilli Beans ou pelo portal do Porão do Rock) + 1kg de alimento não perecível

www.poraodorock.com.br

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 29/7

Palco Extremo

Gnomos da Jamaika

Quebraqueixo

Bruto

Ratos de Porão (SP)

Angra (SP)

Silent Raze

Hibria (RS)

Palco Chilli Beans

Cultura & Mano

Garotas Suecas (RS)

Copacabana Club (PR)

Hamilton de Holanda

Cidadão Instigado (CE)

Valdez

Helmet (EUA)

Palco UniCEUB

Marmitex S.A.

The Tormentos (ARG)

Vespas Mandarinas (SP)

Brown-Há

The DTs (USA)

Raimundos

Dead Fish (ES)

Sábado, 30/7

Palco Extremo

Pleiades (MG)

Selenita

Red Old Snake

Eminence (MG)

More Tools

Krisiun (RS)

Totem

Symfonia (Finlândia)

Palco Chilli Beans

Mary Stuart

Brollies & Apples (RJ)

Érika Martins (RJ)

The Neves

Dead Rocks (SP)

Lucy and The Popsonics

DeFalla (RS)

Palco UniCEUB

Distintos Filhos

Bang Bang Babies (GO)

Etno

Camarones (RN)

Bilis Negra

Jon Spencer Blues Explosion (EUA)