Secretaria de Saúde promove nesta segunda-feira evento que estimula o uso de novas tecnologias, como redes sociais e blogs, para informar à população

" /> Secretaria de Saúde promove nesta segunda-feira evento que estimula o uso de novas tecnologias, como redes sociais e blogs, para informar à população

">

29/07/2011 às 03:00

Semana Mundial da Amamentação

 

Secretaria de Saúde promove nesta segunda-feira evento que estimula o uso de novas tecnologias, como redes sociais e blogs, para informar à população

Por

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) abrirá na próxima segunda-feira (01/07) a Semana Mundial da Amamentação, que neste ano tem como tema Amamentação em 3D. A ideia é estimular as comunidades e unidades de saúde a usar novas tecnologias de comunicação, como blogs e redes sociais, para disseminar informações sobre o gesto atingindo assim o maior número de pessoas possível.
 

Miriam Santos, coordenadora dos Bancos de Leite da SES/DF, reforça que o tema, além de estimular a amamentação, será um investimento em um futuro saudável. “Para obter sucesso nesta campanha precisamos nos comunicar. Nós somos o mundo, e nós queremos saber porque amamentar é importante”, pondera.
 

Na oportunidade, os organizadores também alertarão sobre os conflitos que surgem quando entidades que obtêm lucro a partir da venda ou distribuição de produtos abrangidos pelo Código Internacional de Publicidade de substitutos do leite materno (no Brasil, NBCAL), promovem a amamentação.
 

Ainda no dia 1º será aberta uma exposição com 43 banners que contam a história da Amamentação no Brasil. Também serão homenageadas as servidoras das regionais de saúde que retornaram da licença maternidade e que continuam amamentando.
 

A abertura da Semana contará com a participação do publicitário Gui Pacheco e da jornalista Fabiana Santos.

Saiba mais:

Por que 3D?
Quando falamos em apoio à amamentação, a tendência é pensar em duas dimensões: tempo (da gravidez ao desmame) e lugar (a casa, comunidade, sistema de saúde etc.). Mas nenhum desses tem muito impacto sem a terceira dimensão, a comunicação.
 

Dicas importantes

 
1) Conecte-se com outros ativistas da amamentação por email ou blog, Facebook ou Twitter, e comece a planejar.

2) Entre em contato com comunicadores locais: professores, jornalistas, publicitários, estudantes, líderes comunitários para ajudá-los a construir e compartilhar mensagens vitais e aumentar a conscientização.

3) Entre em contato com unidades de saúde locais e ajude-os a implementar estratégias de alcance para mulheres grávidas e lactantes ou cursos de treinamento para consultores em aleitamento e aconselhamento em amamentação.

4) Escreva para seu empregador e órgãos governamentais locais ou nacionais e peça patrocínio para um evento da Semana Mundial da Amamentação e, caso necessário, alerte-os sobre a necessidade de prevenir conflitos de interesses evitando apoio ou qualquer forma de colaboração de indústrias ou representantes de produtos abrangidos pelo âmbito da legislação.

5) Seja o anfitrião de um evento onde as pessoas podem compartilhar suas histórias com criatividade, como uma exposição de arte em conjunto, um monólogo, uma competição de vídeos online, festival de filmes, feira alternativa de artesanato ou fórum de discussão virtual.

6) Incentive o ensino da amamentação em escolas e universidades e a integração com organizações que já trabalhem com causas sociais para realçar a amamentação através de pontos de vista variados.
 

Confira a Programação:

9h – Abertura

9h30 – Palesta da Jornalista – Fabiana Santos

10h – Debate sobre o tema

10h15 – Palestra do Publicitário – Gui Pacheco

10h45 – Debate sobre o tema

11h – Homenagens da Coordenação de AM e BLH

Membros da Mesa

Dr. Berardo – Subsecretario de Atenção Primária a Saúde

Dra Tatiana Coimbra – Chefe do Núcleo de Atenção a Saúde da Criança

Tenente-coronel QOBM/Comb.TC José Fernandes Motta Júnior – Comandante do GAEPH – responsável pela coleta de leite materno do CBMDF