Banco foi o primeiro do DF a oferecer leite materno a todas as crianças internadas no berçário

" /> Banco foi o primeiro do DF a oferecer leite materno a todas as crianças internadas no berçário

">

19/09/2011 às 03:00

33 anos do Banco de Leite do HRT

Banco foi o primeiro do DF a oferecer leite materno a todas as crianças internadas no berçário

Por

Secretaria de Saúde

O Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga festeja nesta segunda-feira (19/09) seus 33 anos de funcionamento. Na entrada principal do hospital, foi montada uma exposição fotográfica contando a história do setor. Também haverá homenagens às doadoras e servidores.

O banco de leite do HRT garante atendimento integral, exclusivo com leite humano, a todos os bebês prematuros que nascem no hospital, além de colaborar com outras unidades da rede de saúde. O serviço é referência para a região Centro Oeste, América Latina e países africanos de língua portuguesa. Cerca de 1.600 litros de leite materno foram coletados entre os meses de janeiro a agosto.

Com 33 anos de funcionamento, o banco foi o primeiro do DF a oferecer leite materno a todas as crianças internadas no berçário. A iniciativa contribuiu para que o HRT fosse o quarto hospital brasileiro a receber o título Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef em 1992.

A coleta do leite é realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do DF, bastando a doadora ligar para 3352-6900 ou 3353-1017. O leite doado passa por um rigoroso controle microbiológico no laboratório de processamento e pasteurização, garantindo, assim, qualidade ao leite fornecido aos bebês.

A festa do BLH/HRT é realizada em parceria com os clubes de serviços Rotary Taguatinga Norte, Casa da Amizade e Corpo de Bombeiros Militar do DF.