Em evento promovido pelo BID e o Ministério do Esporte em Manaus, governador Agnelo Queiroz apresenta projeto de sustentabilidade do Estádio Nacional de Brasília

" /> Em evento promovido pelo BID e o Ministério do Esporte em Manaus, governador Agnelo Queiroz apresenta projeto de sustentabilidade do Estádio Nacional de Brasília

">

28/09/2011 às 03:00

Estádio Nacional: Modelo de sustentabilidade

Em evento promovido pelo BID e o Ministério do Esporte em Manaus, governador Agnelo Queiroz apresenta projeto de sustentabilidade do Estádio Nacional de Brasília

Por


Além de reaproveitamento de materiais, construção prevê uso sustentável de energia elétrica e de água
Além de reaproveitamento de materiais, construção prevê uso sustentável de energia elétrica e de água. Foto: Mary Leal

Brasília, 28 de setembro de 2011 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participa nesta quarta-feira, às 14h, do Seminário “Copa 2014: Sustentabilidade e Legado”, realizado no Caesar Business Hotel, em Manaus (AM). O governador está acompanhado do secretário-executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, e do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão.

O evento é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Esporte, em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e República da Coréia, por meio do Fundo para Parcerias e Conhecimento (Knowledge Partnership Korean Fund), e vai ser realizado até amanhã (29).

Agnelo Queiroz irá apresentar o projeto do Estádio Nacional de Brasília, que será uma arena multiuso e ecologicamente correta, com previsão de conclusão em dezembro de 2012. Ou seja, o estádio ficará pronto a tempo da Copa das Confederações (2013), evento teste para o Mundial de futebol, do qual Brasília é uma das cidades-sede e candidata a receber a abertura.

O estádio brasiliense tem sido considerado modelo para as outras 11 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. Atualmente, 38% da construção da arena está concluída. O Estádio Nacional de Brasília também caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum — entregue após a conclusão da obra — é garantia internacional de que a construção é sustentável. Atualmente, não existe nenhum estádio de futebol no mundo com o selo Platinum.

“Para alcançar essa certificação, estamos tendo cuidado especial com o uso sustentável de energia elétrica e de água, com a destinação dos resíduos da obra e até mesmo com a segurança dos nossos trabalhadores”, afirmou Agnelo Queiroz.

Boas práticas – O encontro visa compartilhar experiências sobre o legado social de sustentabilidade que grandes eventos esportivos podem promover, tomando exemplos de países como República da Coréia, Alemanha, África do Sul, Inglaterra e Espanha.

No primeiro dia do seminário, especialistas desses cinco países irão relatar as experiências em megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, entre outros.

O coordenador das Câmaras Temáticas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Joel Benin, vai representar o ministro do Esporte, Orlando Silva. Estarão presentes ainda a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira; o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes; representantes das 12 cidades-sede da Copa 2014; o diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Fifa, Federico Addiechi, e a representante do Brasil no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Denise Hamu.

A programação completa do Seminário está disponível no endereço eletrônico www.esporte.gov.br/assessoriaEspecialFutebol/sustentabilidadeLegado/pdf/copabidPrograma.pdf (arquivo em pdf).

Acompanhe a cobertura completa, ao longo do dia, pela AGÊNCIA BRASÍLIA.