Nomes de destaque do esporte nacional estiveram ao lado do governador na inauguração do Centro Olímpico da cidade. Desfile cívico, inauguração de depósito do Detran e concessão de alvarás de construção do Setor de Múltiplas Atividades também fizeram parte da programação especial

" /> Nomes de destaque do esporte nacional estiveram ao lado do governador na inauguração do Centro Olímpico da cidade. Desfile cívico, inauguração de depósito do Detran e concessão de alvarás de construção do Setor de Múltiplas Atividades também fizeram parte da programação especial

">

12/10/2011 às 03:00

Aniversário do Gama e Dia das Crianças

Nomes de destaque do esporte nacional estiveram ao lado do governador na inauguração do Centro Olímpico da cidade. Desfile cívico, inauguração de depósito do Detran e concessão de alvarás de construção do Setor de Múltiplas Atividades também fizeram parte da programação especial

Por


. Foto: Roberto Barroso

Com as malas prontas para representar o Brasil nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México), o atleta Hugo Parisi foi o responsável por inaugurar a piscina do Centro Olímpico do Gama na manhã desta quarta-feira. O espaço foi entregue hoje à comunidade pelo governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador do DF, Tadeu Filippelli. Além do campeão de saltos ornamentais que levará a bandeira candanga ao Pan, os ex-atletas Pipoka e Carmem Maura também participaram da inauguração do Centro Olímpico. A modalidade de saltos ornamentais ficará por conta do técnico da seleção brasileira da modalidade, Ricardo Moreira. Atletas das equipes Olímpica e Juvenil brasileiras do esporte também fizeram suas demonstrações. Após o salto, Parisi recebeu do governador os votos de sucesso e boa viagem.

“É uma conquista para o Gama receber este Centro Olímpico. Os gestores daqui são especialistas, como Ricardo Moreira. Isso contribui para a entrada definitiva do DF nos circuitos esportivos do Brasil e internacionais, preparando atletas para os grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas e a Universídade (Jogos Universitários)”, destacou o governador Agnelo Queiroz. Ele lembrou que os ex-atletas Carmem Maura e Pipoka são responsáveis, respectivamente, pelos Centros Olímpicos de Ceilândia e de São Sebastião.

Hugo Parisi acredita que o país tem potencial para fazer bonito nas competições internacionais, mas precisa investir no esporte universitário. “O grande passo vai ser a vinda da Universíade para Brasília. O primeiro legado que ficará será nós termos condições para desenvolver um trabalho de excelência em todos os esportes”, destacou o atleta. Brasília oficializou no último dia 30 sua candidatura para sediar a Universíade 2017.

O Centro Olímpico oferecerá 1,7 mil vagas em nove modalidades, destinadas a crianças e adolescentes, de quatro a 17 anos. Eles poderão participar das aulas de natação, futebol, futebol de areia, futsal, basquete, handebol, vôlei, atletismo e psicomotricidade. Apenas moradores das cidades poderão concorrer às vagas, que serão distribuídas por sorteio. As matrículas começam amanhã.

O Gama foi também a quinta cidade a receber a Caravana Esportiva, projeto itinerante da Secretaria de Esporte que leva atividades de lazer e saúde para a população. Durante a caravana são realizados torneios esportivos, corrida de rua e brincadeiras para crianças. O projeto tem como objetivo criar um espaço aberto nas cidades do DF e permite a multiplicidade de práticas esportivas, formando a união entre esporte, lazer e cultura. Além disso, proporciona ações para o bem estar da população, tanto de crianças quanto de adultos. A caravana já passou por Sobradinho, Brazlândia, Planaltina e São Sebastião.

Desfile – Em homenagem ao Dia das Crianças e ao aniversário da cidade, alunos das escolas públicas do Gama participaram do Desfile Cívico. A proteção aos pequenos brasilienses é prioridade deste governo: tanto que o DF é a primeira unidade da Federação a contar com uma Secretaria de Estado da Criança. O responsável pela Pasta, secretrário Dioclécio Campos Junior, também prestigiou o desfile. Representantes de órgão do GDF, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Trânsito e o Serviço de Limpeza Urbana também participaram.

“É uma alegria enorme participar do aniversário dessa cidade que já tem vida própria e está vivendo um momento especial, o que nos orgulha muito”, declarou, animado, o governador Agnelo Queiroz. Ele se emocionou ao lembrar que foi no Gama onde começou sua carreira médica e que a cidade o acolheu também na carreira política.

Detran e ADE

O governador inaugurou ainda o depósito de veículos apreendidos do Gama, que ocupa uma área de 7.200 m², na Avenida Contorno, tem capacidade para 300 carros, 25 vagas para ônibus e caminhões e 50 para motos, e começa a funcionar já nesta quinta-feira (13). O posto de atendimento do Gama é o terceiro a receber um depósito do Detran, depois dos postos do Plano Piloto e Taguatinga. O atendimento ao público será realizado por nove servidores, de segunda a sexta-feira, entre 7h15 e 18h15.

Aproveitando as comemorações de aniversário, foi lançada também a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) Setor de Múltiplas Atividades (SMA) do Gama. Agnelo Queiroz entregou aos empresários beneficiados os primeiros três alvarás de construção, assinados pelo administrador regional do Gama, Adauto Rodrigues. A viabilização do setor é resultado de um esforço conjunto realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Terracap, o Ibram e a Administração Regional do Gama. O SMA conta com 404 lotes com metragens variando de 100 a 1.000 metros.

O Setor de Múltiplas Atividades do Gama deverá receber, principalmente, empresas do segmento de serviços. Os lotes que ainda não foram destinados aos beneficiários passarão por processos administrativos para a assinatura de contratos, análise de projetos de viabilidade econômica e análise de cartas-consultas, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A cidade do Gama completou 51 anos de fundação e, para comemorar, a Administração Regional promoveu uma grande festa que contou com várias atividades, entre elas exposição de fotografias históricas da cidade, apresentação de artistas e bandas locais, comidas típicas, artesanato, corrida de rua, desfile cívico e torneios de futebol.

Também participaram das comemorações do Dia das Crianças e do aniversário do Gama, entre outras autoridades, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício; o administrador Regional do Gama, Adauto Rodrigues; os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jaques Penna, e de Esporte, Célio René; o presidente da Terracap, Marcelo Piancastelli, e o diretor-geral do Detran-DF, José Alves Bezerra.