Hospital de Base será uma das referências para o novo programa federal S.O.S. Emergências. Saúde também unificou ações de atendimento domiciliar, com Melhor em Casa

" /> Hospital de Base será uma das referências para o novo programa federal S.O.S. Emergências. Saúde também unificou ações de atendimento domiciliar, com Melhor em Casa

">

08/11/2011 às 03:00

Rede Saúde Toda Hora

 

Hospital de Base será uma das referências para o novo programa federal S.O.S. Emergências. Saúde também unificou ações de atendimento domiciliar, com Melhor em Casa

Por

Da Redação, com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou nesta terça-feira do lançamento de mais duas etapas da Rede Saúde Toda Hora, do governo federal: os programas S.O.S. Emergências e Melhor em Casa. O lançamento foi realizado pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e contou ainda com a participação do secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, entre outras autoridades.

“Dos países com mais de 100 milhões de habitantes, o Brasil foi o único a assumir o desafio de universalizar um sistema público e gratuito de atendimento à saúde”, destacou a presidenta Dilma Rousseff.

O Hospital de Base (HBDF) passou a integrar, no final de outubro, a Rede Saúde Toda Hora e é uma das 11 unidades escolhidas para a primeira fase do S.O.S. Emergências no país. Trata-se de uma ação estratégica para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa vai alcançar, até 2014, os 40 maiores pronto-socorros brasileiros, abrangendo todos os 26 estados e o Distrito Federal. O governo federal – juntamente com estados, municípios e os gestores hospitalares – vai promover o enfrentamento das principais necessidades desses hospitais, qualificar a gestão, ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento.

Segundo o diretor do HBDF, Julival Ribeiro, a entrada do hospital na Rede Saúde Toda Hora demonstra o reconhecimento das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde do DF para ampliar e melhorar o atendimento às urgências no Distrito Federal. “No mês de abril inauguramos o Centro de Trauma no HBDF, que opera por meio do Samu, representando uma indiscutível melhoria no atendimento de pacientes de urgência”, comentou.

O ministro Alexandre Padilha considera a implantação do S.O.S. Emergências um grande desafio. “Estamos escolhendo as maiores urgências e emergências”, explicou sobre os critérios para a seleção dos 11 hospitais. Segundo ele, o fator determinante foi a importância das unidades de atendimento para a saúde local e regional.

Parceiros – Por meio da estratégia S.O.S. Emergências, serão feitas parcerias com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e com os seis hospitais de excelência no Brasil – Sírio Libanês, Albert Einstein, Hospital do Coração, Samaritano, Alemão Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento – para ampliar a qualidade do atendimento realizado. A principal contribuição será por meio do Telessaúde, ferramenta de comunicação a distância que presta teleconsultoria e segunda opinião médica, além de discussão de casos com equipe multiprofissional. Todos os 11 hospitais terão pontos do Telessaúde instalados.

Além do Hospital de Base do Distrito Federal, outras dez unidades receberão a etapa inicial do programa S.O.S. Emergências. São elas: Instituto Dr. José Frota (Fortaleza-CE), Hospital da Restauração (Recife-PE), Hospital Estadual Roberto Santos (Salvador-BA), Hospital de Urgências (Goiânia-GO), Hospital João XXIII (Belo Horizonte-MG), Santa Casa e Hospital Santa Marcelina (São Paulo-SP), Hospitais Miguel Couto e Albert Schweitzer (Rio de Janeiro-RJ) e Grupo Hospitalar Conceição (Porto Alegre-RS). Esses hospitais são referências regionais, possuem mais de 100 leitos, têm pronto-socorro e realizam grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais.

Os hospitais de excelência também vão contribuir com a capacitação de profissionais e apoio à gestão hospitalar. As universidades e as sociedades de especialidades também serão convidadas para contribuir com o projeto dos hospitais.

Melhor em Casa – O programa, também lançado nesta terça-feira, ampliará o atendimento domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS). Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. A ação integra a Rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando os serviços de urgência e emergência do país.

“Queremos criar um novo padrão de qualidade no atendimento dentro do SUS. O Melhor em Casa vai ser implantado gradativamente no país. É o atendimento feito por equipes de qualidade, oferecendo atendimento qualificado e, o melhor, perto do carinho dos seus familiares, com a sensação de segurança que está em casa, sem as pressões psicológicas que sabemos que sentimos dentro de um hospital”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff durante a solenidade.

O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família. O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes simultaneamente.

Até 2014, serão implantadas em todas as regiões do país 1.000 equipes de Atenção Domiciliar e outras 400 equipes de apoio. O Ministério da Saúde investirá R$ 1 bilhão para custear o atendimento dessas equipes. Os recursos também poderão ser utilizados para a manutenção dos serviços (compra de equipamentos, aquisição de medicamentos e insumos). O Ministério da Saúde vai repassar este ano a estados e municípios R$ 8,6 milhões para a atividade dessas equipes e manutenção dos serviços.

00016489