Emater-DF e Prefeitura Comunitária de Taquara promovem esta semana evento com palestras, ações educativas e mobilização dos moradores, que se engajaram fortemente pela limpeza da agrovila

" /> Emater-DF e Prefeitura Comunitária de Taquara promovem esta semana evento com palestras, ações educativas e mobilização dos moradores, que se engajaram fortemente pela limpeza da agrovila

">

22/11/2011 às 17:49, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Campanha de Combate ao Lixo e Saúde Ambiental

Emater-DF e Prefeitura Comunitária de Taquara promovem esta semana evento com palestras, ações educativas e mobilização dos moradores, que se engajaram fortemente pela limpeza da agrovila

Por

Emater-DF

A agrovila Taquara, em Planaltina, é limpa e bem cuidada. As ruas demonstram o zelo que os moradores têm pelo local: ruas organizadas, lixo acondicionado adequadamente e um aspecto de limpeza e bem-estar. Mas nem sempre foi assim: há pouco mais de cinco anos, o núcleo rural era marcado pela sujeira espalhada nas ruas. Graças à Campanha de Combate ao Lixo e Saúde Ambiental, organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e pela Prefeitura Comunitária de Taquara, a realidade mudou. O evento chega à sexta edição nesta semana e conta com palestras, ações educativas e mobilização dos moradores, que se engajaram fortemente pela limpeza do lugar.
 
Segundo a prefeita comunitária do núcleo rural, Jane Batista de Oliveira, o forte da campanha é a conscientização dos moradores. Um dos principais trabalhos é realizado com os alunos do Centro Educacional Taquara, que assistem palestras sobre saúde, ambiente e limpeza. “Os estudantes agem como multiplicadores. Toda informação que é passada eles levam para os pais”, afirma Jane.
 
A prefeita informa ainda que, desde 2006, diminuíram os casos de dengue, lepstopirose e outras doenças causadas pela sujeira. “A comunidade entendeu que uma vida melhor depende de um ambiente limpo. A campanha dura o ano todo, mas é nesta semana que concentramos ações de conscientização”, observa.
 
A médica veterinária Muriel de Oliveira Guedes, que proferiu uma palestra sobre dengue e lepstopirose para os estudantes nessa segunda-feira (21), explicou que um dos objetivos da extensão rural é levar desenvolvimento social para as famílias do campo. “A campanha de combate ao lixo e saúde cumpre perfeitamente esse papel”, ressalta.
 
As atividades vão até a próxima sexta (25). Além de palestras e exibição de filmes e peças, haverá plantio de mudas e visita educativa nas casas, entre outras ações.
 
O núcleo rural Taquara possui pouco mais de 3 mil habitantes e fica na região administrativa de Planaltina, a cerca de 15 km da cidade. A agrovila se destaca pela produção de hortaliças.