Campanha nacional de prevenção à doença ocorre neste sábado (26) no Hospital da Asa Norte, onde haverá mutirão de cirurgias. Em Taguatinga será prestado atendimento clínico

" /> Campanha nacional de prevenção à doença ocorre neste sábado (26) no Hospital da Asa Norte, onde haverá mutirão de cirurgias. Em Taguatinga será prestado atendimento clínico

">

26/11/2011 às 14:24

Câncer de pele

Campanha nacional de prevenção à doença ocorre neste sábado (26) no Hospital da Asa Norte, onde haverá mutirão de cirurgias. Em Taguatinga será prestado atendimento clínico

Por

Secretaria de Saúde

 A Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com a Cirurgia Plástica e a Unidade de Dermatologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), realizam neste sábado (26/11) a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, das 8h às 16h, no Bloco Auxiliar de Cirurgia e ambulatório do Hran. Nesse dia, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) também prestará atendimento clinico.

De acordo com a supervisora do Programa de Residência Médica em Dermatologia do Hran, Carmélia Reis, cerca de 30 pacientes pré-agendados serão submetidos às cirurgias de câncer de pele. “É um procedimento ambulatorial que cura o câncer de pele, exceto aqueles casos de pacientes portadores de melanoma avançado”, diz a especialista. Muitos dos pacientes aguardavam na fila a espera desse procedimento.

Para ocasião foram destacados voluntariamente dez dermatologistas, quatro dermatologistas do Hospital Universitário de Brasília (HUB), seis residentes da dermatologia, seis residentes da cirurgia plástica, dois cirurgiões plástico e pessoal da enfermagem. Segundo Carmélia, “com a chegada do verão, o sol é o maior vilão para o surgimento e incidência de casos de pessoas portadoras do câncer de pele”.

A especialista Carmélia Reis relata que existem casos de câncer de pele não melanomas, que podem tomar grandes proporções se não diagnosticados e tratados precocemente, podem levar a morte. “As campanhas realizadas anualmente tem como objetivo promover saúde e prevenção do câncer de pele em todo o país”, enfatiza.

Combate ao câncer de pele no HRT

A campanha de combate ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia este ano será realizada no Hospital Regional de Taguatinga, também neste sábado (26). Das 9h às 16h médicos vão atender a população para testar a presença ou não de câncer de pele e cirurgias poderão ser realizadas no mesmo dia, no ambulatório do hospital. Quem for até lá também receberá orientações quanto à prevenção da doença.

 A Coordenação de Dermatologia da Subsecretaria de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde e a direção do HRT apoiarão a campanha fornecendo recursos materiais e pessoal para o atendimento. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia nas principais capitais do país.