Governador Agnelo Queiroz participa da inauguração da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral. Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio contempla o conceito de sustentabilidade

" /> Governador Agnelo Queiroz participa da inauguração da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral. Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio contempla o conceito de sustentabilidade

">

15/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

TSE em nova sede

Governador Agnelo Queiroz participa da inauguração da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral. Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio contempla o conceito de sustentabilidade

Por


. Foto: Roberto Barroso

Da Redação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na noite desta quinta-feira (15/12) da sessão solene de inauguração da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que hoje completa 104 anos, o prédio foi concebido e construído observando o conceito de sustentabilidade e contempla as características dos monumentos de Brasília, que fizeram da capital federal patrimônio cultural da humanidade.

As novas instalações somam 115.578 metros quadrados, e tem  elevadores e  lâmpadas de baixo consumo de energia. O consumo de água será ainda mais reduzido, uma vez que foram projetados sistemas de captação da água da chuva para uso na lavagem dos pátios e irrigação do jardim. Para minimizar o impacto causado pelas obras, foram plantadas cinco mil árvores em locais determinados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

O prédio localiza-se no Setor de Administração Federal Sul (SAF/Sul) próximo às sedes do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho  e da Procuradoria Geral da República. O edifício ocupado atualmente, no Setor de Autarquias Sul, deverá ser cedido para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Desde a inauguração do prédio atual, em 1971, o eleitorado brasileiro saltou de 30 milhões para 136 milhões, e o número de servidores também cresceu: de 70 para 768.

Participaram ainda da sessão solene, o presidente e a vice-presidente do TSE, ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, representando a presidenta Dilma Rousseff; o presidente do Senado, José Sarney; entre outras autoridades.