Depois de ajustes da Secretaria de Cultura, Tribunal de Contas do DF libera edital para festividades na Esplanada. Iluminação de Natal já foi inaugurada em prédios públicos

" /> Depois de ajustes da Secretaria de Cultura, Tribunal de Contas do DF libera edital para festividades na Esplanada. Iluminação de Natal já foi inaugurada em prédios públicos

">

16/12/2011 às 03:00

Festejos de fim de ano

Depois de ajustes da Secretaria de Cultura, Tribunal de Contas do DF libera edital para festividades na Esplanada. Iluminação de Natal já foi inaugurada em prédios públicos

Por


. Foto: Secom/DF

Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura

 

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) liberou o edital de licitação para os serviços referentes às festividades de fim de ano. A decisão pela continuidade do processo foi tomada durante a sessão de hoje, após a Secretaria de Cultura comprovar os ajustes necessários. Mais de 60 empresas se habilitaram a participar da licitação. A Secretaria de Cultura publicou nota técnica em seu site (www.sc.df.gov.br) informando sobre o adiamento do pregão presencial, marcado para o próximo sábado (17/12), às 10h, na Sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional.

“É uma vitória do GDF, mas, acima de tudo, dos cidadãos do Distrito Federal. Isso porque é a primeira vez em cinco anos que realizamos um processo licitatório para a festa, garantindo transparência”, destacou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, durante a inauguração oficial da decoração de Natal de Brasília. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira, na fonte luminosa da Torre de TV, com a apresentação dos Canarinhos do Distrito Federal e da Camerata José Maurício.

 

Ainda de acordo com o secretário, a reunião de amigos e familiares para apreciar as apresentações e a iluminação “é o verdadeiro resgate do orgulho de ser brasiliense. Este ano, orgulhosos da nossa capital, vamos poder comemorar. Será um fim de ano diferente de 2010, quando nos encontrávamos mergulhados no caos institucional”.

 

A partir de agora, os brasilienses podem apreciar a decoração de Natal preparada pela Secretaria de Cultura (SEC) e pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Na Esplanada dos Ministérios, as fachadas dos prédios ganharam iluminação colorida. Ao longo do canteiro central, refletores verdes iluminam as copas das árvores, além das microlâmpadas colocadas nos troncos.

Na Torre de TV estão sendo instalados 15 refletores digitais com mudanças de cores. Os três arcos da Ponte Juscelino Kubistchek terão cores distintas: azul, verde e vermelha. Nos acessos ao Parque da Cidade microlâmpadas completam a decoração na região central.

Este ano os novos monumentos de Brasília também foram decorados. A Torre de TV Digital recebeu projetores que intercalam tons de azul, verde e vermelho e os calçadões das asas Norte e Sul foram iluminados com microlâmpadas. Segundo a secretaria de Cultura do Distrito Federal, o investimento total na decoração natalina da cidade é de cerca de R$ 1,5 milhões.

Para o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, iluminar os pontos turísticos da capital é uma forma de homenagear moradores do DF e visitantes. “Muitas pessoas vêm passar as festas de fim de ano com os familiares e queremos aproveitar para ressaltar ainda mais as belezas de Brasília. A Fonte e a Torre de TV são monumentos muito visitados e mereciam uma programação especial”, ressaltou.

 

As apresentações seguem até a véspera de Natal. Já a programação completa para o réveillon será divulgada na próxima semana.

 

Confira a programação dos festejos natalinos:

 

DOS DIAS 15 A 17 DE DEZEMBRO

19h30 – Concerto com Canarinho do Distrito Federal e Camerata José Maurício

20h30 – Espetáculo Principal com o Coro Lírico de Brasília

 

DOS DIAS 18 A 20 DE DEZEMBRO

19h30 – Coro Performático da Cia Grito de Teatro, de Florianópolis

20h30 – Coro Lírico de Brasília

 

DOS DIAS 21 A 23 DE DEZEMBRO

19h30 – Concerto com Canarinho do Distrito Federal e Camerata José Maurício

20h30 – Coro Lírico de Brasília

 

DIA 24 DE DEZEMBRO

19h30 – Concerto de encerramento com o Coro Lírico de Brasília