Evento abordará ações integradas de enfrentamento à violência contra mulheres no Distrito Federal

" /> Evento abordará ações integradas de enfrentamento à violência contra mulheres no Distrito Federal

">

26/03/2012 às 03:00

Violência contra a mulher em debate

Evento abordará ações integradas de enfrentamento à violência contra mulheres no Distrito Federal

Por

Secretaria de Segurança Pública

O Governo do Distrito Federal, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), promoverá, nos dias 28 e 29 de março, o evento Violência contra as mulheres: ações e reflexões, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Auditório Águas Claras), a partir das 9h. O objetivo é debater a atuação policial e das diversas instâncias que agem no combate a agressões contra as mulheres, com destaque para a atuação integrada no enfrentamento à violência de gênero.
 
A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e difundirá ações bem sucedidas no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Também serão abordadas formas de repressão e prevenção a esse tipo de crime. Na manhã da abertura, dia 28 (quarta-feira), será feito o lançamento da cartilha Violência Contra a Mulher: Denuncie!.
 
Na tarde do primeiro dia, a partir das 14h, serão ministrados quatro painéis. A delegada de polícia da DEAM, Patrícia Simone Bozolan, abordará o tema Atendimento e procedimentos policiais nos casos de violência contra a mulher. Em seguida, o painel O papel do Instituto de Pequisa DNA Forense (IPDNA) nas agressões contra mulheres terá, a partir das 14h30, a participação de peritos médicos legistas do IPDNA Forense: o diretor, Samuel Teixeira Gomes, a diretora-adjunta, Karla Angélica Alves de Paula, e Flávia Andrade Seixas Maia.
 
No terceiro painel, a chefe do Núcleo de Estudos e Programa para Acidentes e Violências (Nepav) da Secretaria de Estado de Saúde do DEF (SES-DF), Lucy Mary Cavalcanti Stroher, tratará da Atuação do Nepav no enfrentamento à violência contra as mulheres, a partir das 15h30.
 
O quarto e último painel do primeiro dia abordará, a partir das 16h30, o tema O ciclo da violência e o par dependente (utilização de técnicas de psicodrama). Essa atividade terá como facilitadores a perita médica legista de psicopatologia forense do Instituto de Medicina Legal (IML) da PCDF Maria da Conceição Krause e o agente de polícia e psicólogo forense do IML Luciano Garrido.
 
Segundo dia – O segundo dia do evento começa às 9h com a palestra Medidas protetivas, descumprimento e prisão / Projeto: Tardes de reflexão sobre a violência contra mulher. A apresentação será feita pela promotora de Justiça da 2a Promotoria Especial Criminal e de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Samambaia (DF), Mariana Fernandes Távora.
 
Às 9h30, a palestra Equipe multidisciplinar no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres será ministrada pelo juiz de Direito do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante (DF) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Ben-Hur Viza. Às 10h, o psicólogo da Secretaria de Estado da Mulher do DF, Luiz Henrique Aguiar, apresentará Programas de atendimento às famílias em situação de violência.
 
Para encerrar o evento haverá a encenação da peça teatral Bye Bye Baby e Outras Mulheres. A obra foi criada especialmente para a ocasião pela Companhia Teatral Pátria Amada (CTPA), projeto da Subsecretaria de Programas Comunitários da SSP-DF.
 
Serviço
 
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: AÇÕES E REFLEXÕES
 
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães  – Auditório Águas Claras
 
Data: 28 e 29 de março de 2012 (terça e quarta)
 
Horário: Das 9h às 16h30 (dia 28) e das 9h às 12h (dia 29)
 
Informações: DEAM (Endereço: EQS 204/205 – Telefone: 3442-4300 / 3443-4308 – E-mail: deam_sop@pcdf.df.gov.br)