27/06/2012 às 23:18

Brasília assegura título de Patrimônio Cultural da Humanidade

Reunido na Rússia, Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco confirmou o reconhecimento da capital federal

Por Da Redação

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, reunido nesta quarta-feira, em São Petersburgo, na Rússia, referendou o reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O governador Agnelo Queiroz confirmou que a preservação do título de Brasília é uma das prioridades da atual gestão. “Este é um título de grande valor para a nossa cidade e, sobretudo, para o nosso país. Por isso, nossa ação é de preservação, recuperação, desconstituição de algumas agressões ao patrimônio e de valorização”, destacou.

Os integrantes do comitê aprovaram o relatório produzido por consultores da entidade, que estiveram na capital federal entre 13 e 17 de março deste ano. A Missão de Monitoramento Reativo – realizada pelo Centro do Patrimônio Mundial da Unesco e pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) – avaliou o estado de conservação do sítio inscrito na Lista do Patrimônio Mundial. E, em 5 de junho, emitiu um documento no qual reiterava Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Na Rússia, onde se reuniu a instância máxima da Unesco para avaliar o relatório, foi confirmado que Brasília tem empreendido todos os esforços para preservar seu patrimônio e avançar em sua recuperação.

Medidas – A equipe técnica do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), esteve à disposição dos consultores durante a permanência deles em Brasília. Além disso, entregou a eles um documento com os projetos do governo: ações na área tombada, como o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB); ações de fiscalização na área central e política de transporte, entre outros.

O compromisso do GDF com a preservação do título está marcado pelas ações que vem adotando em todas as áreas da administração pública, especialmente quando 2012 tornou-se o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Entre as iniciativas em andamento, destacam-se a revitalização da W3 Sul e dos Setores Hoteleiros, a construção da Esplanada dos Museus, a implantação de jardins e outras obras no canteiro central do Eixo Monumental.