27/06/2012 às 18:00

Governador acompanha atendimento do Caminhão da Mulher

Unidade está desde segunda-feira (25) no Areal, onde já realizou 312 mamografias, ecografias e exames preventivos. Eficiência do serviço itinerante estimulou o investimento na segunda carreta, que será inaugurada em breve

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, visitou na manhã desta quarta-feira (27) a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, instalada na QS 08, no Areal, desde segunda-feira (25).

Esta é a sétima localidade atendida pelo Caminhão da Mulher, que já realizou 8 mil exames, entre mamografias, ecografias e exames preventivos (Papanicolau). “Além de permitir a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de mama e o de colo do útero, a carreta facilita o acesso aos serviços de saúde, evitando que as pacientes se desloquem para áreas distantes”, destacou o governador.

De segunda-feira até o final da manhã de hoje, 277 mulheres haviam sido atendidas com a execução de 312 exames. Os resultados positivos da unidade móvel incentivaram o Governo do Distrito Federal a expandir o serviço. “A carreta é um grande sucesso que vamos incorporar a nossa rede. A previsão é de que a segunda unidade seja inaugurada em 40 dias, oferecendo, ainda, atendimento odontológico”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

A unidade permanecerá no Areal até 6 de julho, com funcionamento de 8h as 12h e de 13h as 17h. As senhas são distribuídas no início de cada turno. Por dia, são agendadas 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau. Do total de vagas, 80% são reservadas às moradoras da região.

Serviço itinerante – A Unidade Móvel de Saúde da Mulher já passou por seis localidades: condomínio Por do Sol, em Ceilândia; Núcleo Rural Taquara, em Planaltina; Estrutural; Itapoã; Nova Colina, em Sobradinho e São Sebastião.

“Detectamos que muitas mulheres, por falta de tempo ou de informação, não buscam os serviços de saúde de forma preventiva”, disse a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.