18/07/2012 às 20:27, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Equipe de reportagem da FIFA encerra primeira temporada de filmagens em Brasília

Eles divulgarão ao mundo as belezas naturais e arquitetônicas e as histórias de vida da população do Distrito Federal

Por Luana Spinillo, da Subsecretaria de Articulação Social e Novas Mídias da Secom


. Foto: Mary Leal

A equipe de filmagem da FIFA encerrou ontem (17) a primeira temporada de registros em Brasília para divulgar ao mundo as belezas naturais e arquitetônicas e as histórias de vida da população do Distrito Federal, assim como os projetos do governo local. O repórter Giusep Cipriano e o cinegrafista James Meckenzie, ambos da IMG Media, chegaram à capital federal em 9 de julho e, durante o período, captaram imagens dos principais pontos turísticos do Distrito Federal, entre eles o Museu da República, a Catedral e a Torre de TV Digital, e entrevistaram o governador Agnelo Queiroz no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A série de reportagens será divulgada por todas as emissoras parceiras da FIFA, em todo o mundo.

Cipriano e Meckenzie se entusiasmaram com a cidade e com os projetos do GDF. Na segunda-feira (16), eles conheceram as iniciativas do governo na área de Esporte, Lazer e Cidadania com os mais de 3,5 mil jovens e adultos atendidos pelo Centro Olímpico Rei Pelé, em Samambaia. A equipe foi recebida pelo secretário de Esporte do DF, Célio René, que explicou os objetivos do projeto. “Aqui no Distrito Federal tínhamos carência de espaços esportivos de qualidade em regiões que normalmente não eram atendidas pelo poder público. Os centros olímpicos vieram para suprir essa carência. A inclusão social é nosso primeiro objetivo com esses espaços”, destacou o secretário.

Os repórteres da FIFA ficaram impressionados com a capital federal. “Não conhecia muito sobre Brasília e depois de passar esse tempo aqui fiquei muito impressionado. A forma como a cidade foi planejada é muito interessante. O clima é muito bom, as pessoas são receptivas e tem uma infraestrutura muito boa. É uma cidade ótima para morar. Acho que os turistas que vierem para cá durante a Copa do Mundo vão ter a mesma impressão”, afirmou Giusep Cipriano.

Centros olímpicos – Ao todo, são nove centros olímpicos funcionando em todo o DF, atendendo mais de 25 mil pessoas a partir dos quatro anos de idade. A previsão do governo é construir mais três unidades e ampliar o projeto a partir do próximo ano. Com mais de 15 modalidades ofertadas, os centros olímpicos visam a inclusão social por meio do esporte, com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida da comunidade.

Encontro com o secretário de Turismo – Após a visita ao Centro Olímpico Rei Pelé, os jornalistas da FIFA foram recebidos pelo secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, e conversaram sobre como a cidade está sendo preparada para receber os visitantes durante os eventos internacionais. Até a Copa do Mundo de 2014, Brasília terá nova sinalização turística (em português, inglês e espanhol), passará por obras de acessibilidade nos monumentos e aumentará o número de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), de sete para 14, contando inclusive com unidades móveis.

“Estamos preparando a cidade para que os visitantes se sintam em casa. Brasília os receberá de braços abertos para que eles voltem para seus países e suas cidades com a melhor imagem da capital do Brasil”, afirmou Luis Otávio Neves. “Brasília é uma cidade moderna, com arquitetura diferenciada e é patrimônio cultural da humanidade. Tem um enorme polo gastronômico. E, além disso, o Distrito Federal oferece diversas opções para a prática do ecoturismo. Não faltarão opções de lazer para os apaixonados por futebol”, concluiu Luis Otávio.