25/07/2012 às 22:40

Secretaria de Saúde agiliza consultas para reumatologia em cinco hospitais

A Secretaria de Saúde promoverá entre os meses de agosto e dezembro uma qualificação de acesso a pacientes com encaminhamento para os ambulatórios de reumatologia. Segundo a coordenadora da especialidade, Ana Patrícia de Paula, a estimativa é atender 3.352 usuários neste período, os quais foram encaminhados pela atenção básica (centros de saúde) e ainda não conseguiram consultar com especialista.

A qualificação será realizada nos hospitais de Taguatinga, Santa Maria, Paranoá, Sobradinho e de Base e terá como objetivos identificar os pacientes com doenças reumáticas sérias como lúpus e artrite reumatóide, reorganizar o fluxo de encaminhamento e priorizar os atendimentos mais complexos. Os pacientes com encaminhamento para reumatologia e que deixaram os pedidos nos setores de marcação dos centros de saúde ou hospitais regionais serão agendados para consulta.

Não há necessidade de procurar os serviços, o setor de marcação fará contato com os pacientes e marcará o horário. Ana Patrícia informa ainda que na Ceilândia e no Gama – cidades com maior demanda – há especialista para realizar o atendimento. Esta ação da SES visa corrigir a grande espera pela consulta e proporcionar ao usuário  atendimento especializado.

Em 2009 foram realizados alguns mutirões de reumatologia no Paranoá e a doenças mais comuns identificadas foram fibromialgia (dor muscular e fadiga), a artrite (inflamação das articulações) e a osteoporose (diminuição da massa óssea). Para a prevenção à maioria das doenças reumatológicas são recomendados: a práticas de atividades físicas, alimentação rica em cálcio, banho de sol até às 10h da manhã e depois das 16h, e consultas periódicas ao reumatologista para orientação e exames.

Por Secretaria de Saúde