01/08/2012 às 20:15

GDF incentiva o aleitamento materno de servidoras

Sala de Apoio da Amamentação no Palácio do Buriti será inaugurada na próxima terça-feira (7). Objetivo é estimular a continuidade do aleitamento materno após a licença-maternidade

Por Da Redação


. Foto: Renato Araújo/SES-DF

Será inaugurada na próxima terça-feira (7), no Palácio do Buriti, a primeira unidade do programa Sala de Apoio da Amamentação. O projeto do Ministério da Saúde foi adotado pela Secretaria de Saúde e tem como madrinha a primeira-dama, Ilza Queiroz, que providenciou toda estrutura necessária. O espaço já está montado e fica no posto médico, no subsolo do palácio.

A primeira-dama, Ilza Queiroz, que médica ginecologista, destacou a importância da amamentação e da doação do leite materno. “Orientamos as mulheres que têm excesso de produção a doarem leite. Vamos abraçar esta ideia do aleitamento e da doação”, disse. “Amamentar os filhos é muito melhor do que dar o  leite de vaca. O leite materno não estraga, está sempre na temperatura certa, é repleto de nutrientes necessários ao desenvolvimento da criança e é a apropriado para o bebê”, completou.

O objetivo principal do projeto é incentivar a amamentação, proporcionando espaço adequado para que as mulheres que já retornaram ao trabalho, após os seis meses de licença-maternidade, possam retirar o leite e levá-lo para seus filhos ao final do expediente. O projeto faz parte da ação do Distrito Federal de incentivo ao Aleitamento Materno.

No local a mãe encontrará materiais como gorros, máscaras, vidros esterilizados com tampas de plástico e o freezer para o acondicionamento do leite.

A orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde é de que o tempo mínimo de aleitamento materno seja de seis meses, sendo recomendado por dois anos ou mais.

A ideia é expandir o projeto para outros órgãos do GDF e para empresas privadas que tenham mais de 40 mulheres.

Aleitamento materno– Começou nesta quarta-feira (1º) a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Ela segue até 7 de agosto e mobiliza mais de 120 países. No Brasil, o tema é “Amamentar hoje é pensar no futuro”, e, no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde realizará atividades nas regionais de saúde, além de um evento público, dia 5 de agosto, às 9h, no estacionamento 12 do parque da cidade, próximo ao Parque Ana Lídia.

Números no DF – No Distrito Federal existem 19 unidades de coleta de leite materno: dez bancos de leite em hospitais regionais, dois no Hospital das Forças Armadas e Hospital Universitário de Brasília, dois postos de coleta em São Sebastião e em Samambaia, além de quatro bancos de leite e um posto de coleta em hospitais da rede privada.

De janeiro a junho deste ano os bancos de leite humano do DF coletaram 8.958,5 litros de leite materno a mais do que no mesmo período do ano passado. Levantamentos mostram que nos cinco primeiros meses de 2012 os bancos de leite humano da rede receberam 7.461 litros, enquanto no mesmo período do ano passado foram 6.405 litros.

Toda mulher que esteja amamentando pode doar. Basta ligar para os telefones 3325 4207 ou 3445 7597 e se cadastrar. A voluntária não precisa ir ao hospital, já que o leite é recolhido em casa, pelo Corpo de Bombeiros.