03/08/2012 às 19:20

Governador visita Caminhão da Mulher no Recanto das Emas

Unidade realiza exames de mamografia, ultrassonografia e Papanicolau e fica na cidade até a próxima sexta-feira (10)

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitou hoje a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, instalada no Recanto das Emas desde o dia 23 de julho. Também conhecido como Caminhão da Mulher, o serviço foi lançado em março deste ano para realizar exames de ultrassonografia, mamografia e citológico (Papanicolau) no DF. A meta do GDF é ampliar o programa, com a aquisição de outra Unidade Móvel de Saúde da Mulher.

De acordo com Agnelo Queiroz, o maior benefício da carreta é a melhoria na atenção à saúde da mulher. “Existia uma demanda reprimida por esses exames, que agora estão sendo feitos próximo das casas das pacientes. Além de evitar o deslocamento até os hospitais, a unidade permite o diagnóstico precoce das patologias, o que proporciona tratamento efetivo na rede pública”, destacou o governador.

Até a tarde de ontem, foram realizados 1,3 mil exames, entre eles 450 mamografias, 440 ultrassonografias e 410 citológicos. O serviço ficará disponível na Quadra 115 do Recanto das Emas até a próxima sexta-feira (10). Esta é a nona localidade visitada pela unidade móvel, que já alcançou a marca de 11 mil exames. Planaltina e Condomínio Sol Nascente (Ceilândia), nessa ordem, serão as próximas localidades a receber o caminhão.

Atenção à saúde – O secretário da Saúde, Rafael Barbosa, ressaltou que o cronograma da carreta prioriza as áreas mais carentes do DF. “A unidade atende mulheres que muitas vezes esperam anos para fazer o exame. Aqui elas recebem atendimento, e, se o exame indicar alguma doença, a mulher é encaminhada para tratamento”, explicou.

É o caso de Gilsandra Nunes, de 39 anos. A dona de casa, moradora do Recanto e mãe de um filho de quatro anos, fez o Papanicolau pela última vez há três anos. Aproveitando a presença do caminhão na cidade, Gilsandra fez o Papanicolau e ecografias abdominal e transvaginal, que nunca havia feito. “Tinha dificuldades para conseguir marcar a consulta, mas aqui tive um ótimo atendimento”, disse.

A amiga, Marizete Aparecida Barbosa, de 33 anos, também fez pela primeira vez as ecografias. Para a dona de casa e mãe de quatro filhos, a ação traz resultados. “O governo pode expandir e atender ainda mais mulheres, pois a iniciativa é muito boa”, elogiou.

Agendamento – Os atendimentos na Carreta da Mulher ocorrem sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, com distribuição de senhas no início de cada turno. Por dia, são agendadas 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau. Do total de vagas oferecidas, 80% são reservadas às moradoras da região onde a unidade está instalada.

As mulheres interessadas em fazer os exames devem apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. A mamografia só pode ser feita em pacientes com idade igual ou superior a 40 anos e mediante apresentação de pedido médico. O Papanicolau não possui pré-requisitos, mas é indicado, preferencialmente, para mulheres que tenham se submetido ao exame há mais de um ano.

Localidades já visitadas pelo Caminhão da Mulher:

Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia;

Núcleo Rural Taquara, em Planaltina;

Cidade Estrutural;

Itapoã;

Nova Colina, em Sobradinho;

São Sebastião;

Areal, em Águas Claras;

Riacho Fundo II.