17/08/2012 às 21:44

Campanha de Vacinação no Centro Olímpico do Recanto das Emas

Meta é vacinar mais de 200 mil crianças com idade inferior a cinco anos

Por Secretaria de Esporte

O Centro Olímpico do Recanto das Emas funcionará neste sábado (18), das 8h às 17h, como um dos postos da Campanha Nacional de Multivacinação, destinada a crianças com menos de cinco anos. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico da criança. A estratégia visa diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema de imunização. Em todo o Distrito Federal, a meta é vacinar 202.083 crianças em 146 postos.

Os pais devem levar a caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas contra poliomielite, sarampo, rubéola, tuberculose e rotavírus. Também será introduzida a pentavalente, indicada para imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Adquirida pelo Ministério da Saúde, a pentavalente substituirá a vacina tetra nas três doses do esquema vacinal e também a vacina Hepatite B, após a dose ao nascimento. A vacinação básica consiste na aplicação de três doses, com intervalo de 60 dias, a partir de dois meses de idade. Os dois reforços necessários serão realizados com a vacina DTP (difteria, tétano e pertussis).