20/08/2012 às 15:22

HMIB fez 83 cirurgias pediátricas no sábado

 6º Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica acontece todos os anos no período de agosto

Por Secretaria de Saúde


. Foto: Renata Sousa/SES-DF

O Hospital Materno Infantil (HMIB) realizou 83 cirurgias pediátricas de hérnia inguinal em crianças na faixa de dois a 12 anos, no sábado (18). O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, o coordenador da Cirurgia Pediátrica da SES, Acimar Gonçalves da Cunha Junior, e o diretor de Atenção à Saúde do hospital, João Vilela, acompanharam os procedimentos.

O 6º Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica acontece todos os anos no período de agosto e tem como objetivo agilizar a demanda de crianças que estão à espera de uma cirurgia. Segundo Rafael Barbosa, “essa é uma estratégia da SES e faz parte de uma programação que visa zerar a fila de espera. Hoje, 50 mil crianças que nascem no DF têm problemas de hérnia inguinal, o que cria sérios problemas ao seu desenvolvimento”. 

Para ele, a realização cirúrgica traz benefícios aos familiares e qualidade de vida à criança, que tem como garantia a prática das atividades físicas. Rafael Barbosa anunciou, para setembro, o mutirão de laqueaduras para 300 mulheres que aguardam pela cirurgia. “Outros mutirões estão previsto para acontecer ainda em 2012, como cirurgias de varizes, catarata e vesícula”, disse.

A hérnia inguinal é uma doença congênita cuja manifestação clínica pode acontecer ao longo da primeira infância. A doença atinge a parede abdominal na região da virilha e é mais comum em meninos. Em casos de complicações, ocorre o encarceramento e posterior estrangulamento (necrose do intestino), daí a necessidade do procedimento cirúrgico para evitar tal estágio, explicou o coordenador de Cirurgia Pediátrica, Acimar Gonçalves da Cunha Júnior.

O mutirão teve a participação de 40 profissionais: médicos, enfermeiros e auxiliares, nutricionistas, agentes administrativos, pessoal da lavanderia, limpeza, além do apoio de voluntários, professores da escolinha e animadores (doutores do riso e contadores de história). De acordo com Acimar Junior, foram utilizadas cinco salas do centro cirúrgico. A duração da cirurgia é de aproximadamente 20 minutos, e, após o procedimento, a criança tem alta hospitalar e é acompanhada no ambulatório.