21/08/2012 às 18:59, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Obras nos eixinhos e na W3 avançam

Em 7 de setembro está previsto o início do recapeamento dos corredores exclusivos para ônibus

Por Evelin Campos e Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto:F.Gualberto

As obras de recuperação do asfalto nos eixinhos Sul e Norte e na W3 Sul e Norte estão em ritmo avançado. Iniciado em 28 de junho nos eixinhos, e em 16 de julho na W3, o serviço de recapeamento já foi praticamente concluído nas faixas não exclusivas, que receberão agora a última camada de cobertura asfáltica. As  obras de recapeamento das vias do DF fazem parte do programa Qualidade de Vida e Cidadania, da Casa Civil. Estão ainda incluídas nele o projeto das ciclovias, a recuperação das calçadas e outras ações de manutenção da cidade.

A intervenção nos corredores para ônibus deve começar em 7 de setembro. As pistas exclusivas foram deixadas para depois devido ao asfalto especial que será aplicado nas vias. Com mais flexibilidade e resistência, o material utilizado reduzirá a deformação causada pelo trânsito de veículos pesados. A conclusão total das obras deve ocorrer no final de outubro.

Além da recuperação do asfalto, as pistas estão recebendo serviços de fresagem, recomposição, recapeamento, reciclagem e microrrevestimento. As obras receberam investimento de R$ 18 milhões, recurso liberado pela Junta de Execução Orçamentária (JEO), que é coordenada pelo chefe da Casa Civil,Swedenberger Barbosa, e presidida pelo governador Agnelo Queiroz.

De acordo com o secretário de Obras, David José de Matos, as avenidas mais desgastadas são prioridade. “Há mais de 15 anos o asfalto não recebe uma intervenção desse tipo. Não se trata de uma operação tapa-buraco, mas sim de uma recuperação nos locais que mais se deterioraram com o tempo”, explica Matos.

Um dos diferenciais dessa iniciativa, realizada em parceria com a Novacap, é o horário de execução: das 21h às 5h. O objetivo é evitar transtornos aos condutores de veículos que trafegam pela área central de Brasília. As avenidas não estão sendo interditadas durante a realização do serviço. Pelo menos uma faixa permanece liberada para o tráfego de veículos.

Mais obras previstas – A recuperação asfáltica, que faz parte da preparação de Brasília para receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014, será estendida a outras vias da capital. A L4 Sul e a W4 Sul são as próximas a serem recuperadas. A intervenção começa em 9 de setembro.
 

SAIBA O QUE O BRASILIENSE PENSA SOBRE AS OBRAS 
         
  1 Florentino de Melo Silva Neto  

Florentino de Melo Silva Neto, 59 anos, taxista há nove anos no ponto da W3 Norte

“Nunca houve um trabalho como esse na W3. É excelente o serviço e evita até que o carro fique danificado por conta dos buracos. O horário que escolheram para fazer também é muito bom e não atrapalha o trânsito”


 
         
  2 Andre de Sousa Otaviano  

André de Sousa Otaviano, 27 anos, motorista, passa na via diariamente

“As obras de recapeamento estão excelentes. Já dá pra perceber que reduziu o número de buracos, que antes eram muitos. Auxilia até a reduzir o índice de acidentes, e o trânsito flui bem melhor”


 
         
  3 Luiz Soares da Silva ..

Luiz Soares da Silva, 78 anos, auxiliar de escritório, passageiro que utiliza transporte público e passa na via todos os dias

“Ficou muito melhor para o passageiro, porque a buraqueira causa um desconforto grande durante a viagem. Foi uma bo amedida que o governo tomou. Esses trabalhos precisavam ser feitos”


 
         
  4 Israel Rodrigues Quirino  

Israel Rodrigues Quirino, 26 anos, vendedor

“Com tudo pronto, o tráfego fluirá bem melhor. O horário noturno escolhido para realizar os trabalhos é excelente porque não atrapalha o trânsito”


 
         
  5 Rodrigo Holmes  

Rodrigo Holmes, 28 anos, vendedor

“A medida já está auxiliando na melhora do trânsito. O número de acidentes certamente vai ser reduzido”

 

 
         
  6 Marcio Barrocal do Nascimento  

Márcio Barrocal do Nascimento, 43 anos, motoboy

“Passo por aqui todos os dias, e vejo que a pista ficou bemmelhor. Já presenciei acidentes por aquicausados pela buraqueira na pista. O recapeamento, para nos motociclistas, dá mais segurança par trafegar na via”