17/09/2012 às 18:35

Programação especial na semana contra as drogas

Atividades fazem parte do projeto Viva a Vida sem Drogas, do GDF, com apoio das secretarias de Segurança Pública e Saúde

Por Secretaria de Justiça

O Governo do Distrito Federal realiza a III Semana Distrital de Combate ao Uso de Drogas com uma programação especial, voltada para a conscientização dos efeitos da droga na vida do usuário. A abertura da semana será feita pelo professor doutor mestre José Mauro Braz de Lima, que ministrará palestra-magna, nesta segunda-feira (17), às 19h, no auditório do UniCeub, para alunos, professores e demais interessados. O evento dura até o dia 23 de setembro.

A programação segue durante toda a semana, com eventos que priorizarão a exposição dos malefícios das drogas. Um exemplo é a apresentação da Altina, a boneca fumante. Trata-se de uma boneca inflável que fuma e, ao tragar, as pessoas podem ver, através de seu tronco transparente, os efeitos do cigarro no organismo. É uma forte demonstração do quão nocivo pode ser o tabaco. A Altina estará em exposição no Conjunto Nacional, no dia 18, a partir das 10h30 na Praça JK, Ala Sul.  

Além da Altina, a programação fará blitz educativa no Parque da Cidade, em parceria com o Detran, durante a ExpoTrânsito. O evento termina no domingo, com o passeio ciclístico Pedalando Contra as Drogas, que sairá do parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Essas atividades fazem parte do projeto Viva a Vida sem Drogas do governo local, com apoio das secretarias de Segurança Pública e Saúde.

História – O projeto Viva a Vida sem Drogas completou um ano, no dia 3 de setembro, com um aumento de 70% nas internações de dependentes químicos em comunidades terapêuticas. Os Caps-AD atenderam cerca de 90 mil pessoas, sendo 30 mil menores de idade. O governo abriu nove centros olímpicos nas cidades do DF, que atenderam 50.262 pessoas. Ainda nesse período, a Secretaria de Justiça realizou 827 palestras de prevenção às drogas para 132.398 mil alunos de escolas públicas e particulares, e mais 17 palestras para 4,7 mil operários da construção civil.

Programação:  

Dia 17/9 – Abertura no auditório do UniCeub, às 19h.  

Dias 18 e 22/9 – Exposição sobre os malefícios do tabaco com a Altina, a boneca fumante, a partir das 10h30, no Conjunto Nacional.  

Dia 21/9 – Blitz educativa no Parque da Cidade, às 9h.  

Dia 18 a 23/9 – Stand Expotrânsito no Expocenter (Parque da Cidade), das 9h às 17h30.  

Dia 23/09 – Apresentação de Cães da Polícia Militar do DF, das 9h às 12h, no parque Ana Lídia (Parque da Cidade) e Pedalando Contra as Drogas, às 9h, no parque Ana Lídia (Parque da Cidade).