19/09/2012 às 18:59, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Governador dá posse a quatro secretários

Novos titulares assumem secretarias de Ciência e Tecnologia, Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Fazenda

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília

Com o objetivo de garantir novas oportunidades para o setor econômico do Distrito Federal, o governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, empossou nesta quarta-feira (19) novos titulares para quatro secretarias estratégicas. Na de Ciência e Tecnologia assumiu Glauco Rojas; a de Desenvolvimento Econômico passa a ser comandada por Cristiano Araújo; a Fazenda ficou sob a gestão do economista Adonias dos Reis; e a do Trabalho é agora ocupada pelo bispo Renato Andrade.

Durante a cerimônia de posse, Agnelo Queiroz destacou que o momento é de grande importância para assegurar o crescimento do setor produtivo e econômico do Distrito Federal. Por isso é necessário um trabalho em conjunto entre as secretarias. “Essas pastas, que estão vinculadas aos desenvolvimentos econômico e humano, darão grande contribuição em eventos como a Copa das Confederações, que está a menos de um ano de distância, e abre caminho para a Copa do Mundo de 2014. Muitas oportunidades surgirão, e vamos aproveitá-las”, afirmou o governador.

Durante a solenidade foram destacados os programas dessa gestão para incentivar o setor econômico. Também foram definidas metas a serem alcançadas pelos novos secretários. Um exemplo é a abertura do Parque Tecnológico Capital Digital. A previsão é que gere 80 mil empregos diretos e indiretos, abrigando pelo menos 15 mil profissionais ligados à tecnologia da informação e comunicação.

Serão estudadas ainda questões como: investimento para futuras empresas localizadas em Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs) no DF; maior redução da taxa de desemprego do Distrito Federal; e estudo de estratégias com o governo federal que incluam o atendimento de cidades do Entorno na políticas econômicas da União, de Goiás e do DF.

“Embora a mudança tenha envolvido quatro secretarias de Estado, o governo é um só, e temos o desafio de unir todos os nossos esforços, recursos e ações, para garantir resultados eficientes para o DF”, explicou Adonias dos Reis, informando que em sua gestão estará empenhado na redução da sonegação fiscal e o estímulo ao setor produtivo.

Secretários de Estado, representantes do setor produtivo, além de parlamentares federais e distritais prestigiaram a solenidade de posse.

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal do último dia 13 de setembro. Confira o perfil dos novos secretários:

Perfis dos secretários. (Arte: Gustavo Balestraci)
.