19/11/2012 às 14:07

Carreta da Mulher chega a Samambaia

 Para realizar os exames, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Caso a moradora não possua o cartão, basta levar a carteira de identidade e o CPF

Por Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal

Prevenção na saúde perto de casa. Esse é o objetivo da Carreta da Mulher, que chega a Samambaia nesta segunda-feira (19) e ficará estacionada ao lado da administração da cidade. A principal finalidade é reduzir o índice de câncer de mama e de colo de útero entre as mulheres, identificando de forma rápida os casos que apresentarem alterações, antes que se manifestem clinicamente. A unidade móvel está estruturada para realizar exames de mamografia, Papanicolau (preventivo ginecológico) e ultrassonografia da tireóide, vias urinárias, abdômen total e superior, transvaginal, obstétrica, mamária e pélvica.

A mamografia é indicada para todas as mulheres a partir de 40 anos e não requer solicitação médica. O preventivo deve ser realizado por mulheres que já tenham tido relações sexuais, e para as ecografias é preciso a apresentação do pedido médico. O laudo com o resultado da ecografia sai em aproximadamente 15 minutos, e o da mamografia, em 72 horas. O resultado do preventivo será encaminhado à unidade em que a moradora possui prontuário médico, em aproximadamente 15 dias. Caso seja detectada alguma alteração nos exames, a paciente será encaminhada para uma unidade de saúde para dar continuidade ao atendimento. Somente para as ecografias de abdômen é necessário o jejum de 12 horas. Já para o preventivo, recomenda-se que a mulher não esteja no período menstrual e não tenha tido relações sexuais nas últimas 72 horas.

Para realizar os exames, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Caso a moradora não possua o cartão, basta levar o RG e o CPF para fazer o cartão no próprio local. Sobre a chegada da carreta na cidade, a diretora de Atenção Primária à Saúde da Regional de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, avalia os resultados que serão atingidos. “Esperamos alcançar um saldo positivo. Retirar da fila de espera cerca de 1400 pacientes que aguardam mamografias e ecografias. Além disso, será possível o diagnóstico precoce de patologias que podem levar à morte, como o câncer de mama e o do colo do útero”, destaca.

A Carreta da Mulher ficará na cidade durante três semanas, de 19/11 a 7/12, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade móvel tem capacidade para realizar 150 procedimentos por dia, sendo 50 mamografias, 50 preventivos e 50 ecografias. O atendimento ocorrerá mediante a distribuição de senhas diárias, sempre às 7h. Os exames deverão ser feitos no mesmo dia.

Desde março de 2012, quando foi lançada, a Carreta da Mulher já realizou mais de 23 mil exames. A unidade já percorreu Ceilândia (Condomínio Pôr do Sol e Sol Nascente), Planaltina (Núcleo Rural Taquara), Cidade Estrutural, Paranoá (Itapoã), Sobradinho (Nova Colina), São Sebastião, Areal, Riacho Fundo II, Recanto das Emas,Planaltina, Santa Maria, Gama e Brazlândia.