05/02/2013 às 17:30

Primeiro dia para professores nomeados entregarem documentos

Os 1.688 docentes convocados têm até o dia 7 de fevereiro para comparecer ao Auditório do Centro de Ensino Médio Paulo Freire

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Lula Lopes

 

Os professores efetivos da rede pública de ensino – nomeados na segunda-feira (4) – começaram a entregar hoje (5), no auditório do Centro de Ensino Médio Paulo Freire (610 Norte), os documentos necessários para tomar posse. Os convocados devem levar os exames pré-admissionais, além da Carteira de Identidade, CPF e diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. O prazo termina na próxima quinta-feira (7).

 

Neste primeiro dia, estão sendo atendidos os docentes da disciplina Atividades, classificados até a 1050ª posição. Os demais professores, que completarão a chamada até o número 1.688, deverão se apresentar no mesmo local, conforme previsto no cronograma.

 

Os profissionais começam a trabalhar já no início deste ano letivo, a partir de 14 de fevereiro. Eles vão reforçar o quadro de efetivos nas 652 escolas públicas do Distrito Federal, em 29 disciplinas. A pedagoga Vilzenir Lessa Souza, 33 anos, que atuará com alunos das séries iniciais (1º ao 5º ano), compareceu hoje (5) ao auditório do Centro de Ensino Médio Paulo Freire.

 

Segundo ela, o atendimento foi tranquilo e a convocação dos aprovados demonstra o compromisso do GDF com a educação. “É uma prova que o governo está preocupado com o ensino. Nós passamos por um processo seletivo rigoroso e, certamente, nossa atuação evitará a falta de professor em sala”, enfatiza a pedagoga.

 

“A iniciativa do governo é excelente, já que a educação ficou abandonada por muito tempo”, complementa a educadora Fernanda Escocio, 21 anos, outra professora nomeada e que também compareceu à escola nesta manhã. “Fui atendida rapidamente, sem nenhum problema”, afirma.

 

De acordo com a Secretaria de Administração Pública, os docentes vão atuar, principalmente, nas disciplinas com maior déficit. Entre elas, atividades (ensino fundamental nível 1), língua portuguesa, matemática e inglês. Além disso, as cidades com maior carência, como Ceilândia, São Sebastião e Santa Maria, serão atendidas prioritariamente. Dos convocados, 389 trabalharão com carga de 20 horas semanais, e 1.299, de 40 horas semanais. Esses professores foram selecionados por concurso realizado em 2010 e prorrogado pelo GDF em outubro do ano passado.

 

Ações – Entre 2011 e 2012, foram nomeados 1.807 profissionais para a Educação, entre professores, auxiliares e equipe administrativa. Com a nova convocação de 1.688 docentes efetivos, esse número sobe para 3.495 profissionais, o que equivale a mais de 90% dos educadores do banco de concursados incorporados à rede pública de ensino.

 

Além disso, para garantir que todos os alunos da rede pública tenham professores em sala de aula, na semana passada, o GDF convocou outros 3 mil docentes temporários. Eles substituirão servidores de carreira que estão de licença, assumiram cargos de direção, coordenações pedagógicas ou que pediram afastamentos.

 

Para o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, esse conjunto de medidas garante, principalmente, tranquilidade no início do ano letivo. “Adotamos todas as providências para receber bem nossos alunos a partir do dia 14. Teremos professores efetivos em sala de aula, temporários substituindo as ausências que surgirem e escolas recuperadas. Durante o período de férias, reformamos 392 colégios públicos”, acrescentou o secretário.

 

Confira abaixo a distribuição dos novos profissionais por disciplina e carga horária.

 

COMPONENTE CURRICULAR

NOVAS NOMEAÇÕES

20 HORAS

40 HORAS

Administração

2

1

Artes

40

87

Atividades

20

926

Biologia

44

40

Eletrônica

2

Farmácia

2

Filosofia

13

5

Informática

10

Língua Portuguesa

75

86

Matemática

65

55

Música – Proteção ao Trabalho

1

1

Odontologia

2

Psicologia

3

Sociologia

25

4

Telecomunicações

3

Química

20

10

Física

15

05

LEM/Francês

1

2

LEM/Inglês

30

64

LEM/Espanhol

10

2

Música/Câmara Erudita

2

2

Música/Musicalização Infantil

2

Música/Piano Correpetição

1

Música/Piano Erudito

1

Música/Piano   Suplementar

2

1

Música/Regência de   Banda

2

Música/Saxofone

1

Música/Violão Popular

2

Música/Violino

1

TOTAL

389

1.299

TOTAL GERAL

1.688