03/04/2013 às 00:32, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Memorial homenageará João Goulart

Governador Agnelo Queiroz recebeu o filho do ex-presidente e Carlos Lupi, presidente do PDT, para confirmar obra no Eixo Monumental

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (2), dois representantes da família de João Goulart – João Vicente Goulart, filho do ex-presidente da República, e sua mulher, Verônica Goulart – e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. O encontro teve por objetivo tratar da construção do Memorial da Liberdade Presidente João Goulart. A obra será erguida na Praça Municipal, no Eixo Monumental, entre o Memorial JK e a Catedral Rainha da Paz.
 

“Isso vai atender a um aspecto cultural e histórico da cidade, ao resgatar a memória de um presidente que foi exemplo para a democracia brasileira”, afirmou Agnelo, ao destacar a importância da homenagem.
 

O projeto, último do arquiteto Oscar Niemeyer aprovado para Brasília, foi viabilizado por meio de convênio, firmado em dezembro de 2012, entre pelo GDF, por meio da Secretaria de Cultura, e o Instituto João Goulart, representado por João Vicente. “Vai ser a oportunidade para os brasilienses conhecerem mais sobre a história do país”, destacou o filho do ex-presidente.
 

A expectativa é de que o monumento esteja concluído no próximo ano. A ideia de João Vicente é que ficasse pronto antes de 31 de março, quando se completam 50 anos do golpe militar que derrubou o então presidente.
 

“Essa é uma homenagem ao presidente que participou da história. Nós somos frutos dos que foram cassados durante a ditadura e agora é importante lembrarmos do legado de João Goulart”, declarou Carlos Lupi.