12/04/2013 às 16:22

Campanha contra leishmaniose

Ação do governo pretende diminuir a incidência das doenças no Distrito Federal

Por Da redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Renato Araújo/SES-DF

BRASÍLIA (12/4/2013) – O Governo do Distrito Federal, realizará neste sábado (13/4/13), o lançamento da campanha de combate à Leishmaniose Visceral. O evento acontecerá no estacionamento do shopping Boulevard – fim da W3 Norte -, das 12.00 às 17.00, e contará com um estande de coleta de sangue dos cães para diagnóstico e teste rápido de leishmaniose visceral canina (DPP). Com a campanha, o GDF pretende reduzir a incidência da patologia em todo o Distrito Federal, por meio da conscientização sobre sua transmissão.
 

Quem passar pelo local poderá obter informações e tirar dúvidas sobre o ciclo de vida do inseto e do animal contaminado. Cerca de 20 profissionais da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Secretaria de Saúde – entre médicos veterinários, biólogos e agentes da vigilância ambiental -, promoverão a ação preventiva e educativa.
 

Neste ano, até agora, foram feitos 1.667 diagnósticos da doença no Laboratório Central da Secretaria de Saúde. Desse total, 187 exames tiveram resultado positivo.
 

Fercal, lagos Sul e Norte, Varjão, Sobradinho I e II, Colorado e Jardim Botânico são as regiões com maior incidência da doença. A recomendação da secretaria é que toda a população se empenhe em adotar as medidas necessárias para reduzir o risco de transmissão da leishmaniose.
 

Como a ação é continuada, o GDF já programou um calendário para o mês de maio, com ações educativas e preventivas aos sábados, por meio de campanhas de conscientização e distribuição de panfletos, teste rápido e coleta de sangue canino.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a Leishmaniose.