30/05/2014 às 14:30, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Governo renova 90% da frota de ônibus do DF

Ceilândia e Guará receberam, juntas, 30 coletivos articulados nesta sexta-feira

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 CEILÂNDIA (30/5/14) – Foram entregues nesta sexta-feira (30), em Ceilândia, 30 ônibus articulados zero quilômetro operados pela Viação Marechal. Com essa entrega, o Governo do Distrito Federal alcança a marca de 2.364 coletivos novos, o que corresponde a 90% do total de 2.628 da nova frota.

 

Os veículos, que transportarão até 130 passageiros, começam a circular no domingo (1º). Do total, 24 ônibus atenderão usuários do Setor P-Sul, e seis vão circular no Guará.

 

“Até o fim de junho, teremos trocado 98% da frota. Após a renovação, a segunda etapa é fazer a integração: a população usa mais de um transporte pagando por uma só passagem. Também vamos aperfeiçoar as linhas, para ter regularidade e horário certo”, explicou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, após a entrega, acompanhado do vice, Tadeu Filippelli.

 

Os veículos da Marechal são da cor laranja e circulam na Bacia 5. Parte deles atende Taguatinga, Park Way, Ceilândia, Guará e Águas Claras. Ao todo, a empresa opera com 464 ônibus para atender essas regiões, conforme previsto na licitação para renovação do sistema de transporte público do DF.

 

Já receberam ônibus da nova frota: Brazlândia, Candangolândia, Estrutural, Ceilândia, Cruzeiro, Fercal, Guará, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho I e II, e Varjão.

 

Os novos veículos emitem 180 vezes menos partículas poluentes do que os atuais; têm monitoramento por GPS, câmeras de vigilância e aviso sonoro ao motorista sobre ocorrências como porta aberta e velocidade acima do permitido. Também possuem monitores de TV, ar condicionado, câmbio automático, aviso luminoso traseiro da velocidade do veículo, plataforma de embarque e desembarque para pessoas com deficiência, piso interno antiderrapante, portas mais largas e bancos e encostos de cabeça estofados.

 

(B.F./M.D*)