04/12/2014 às 14:22

Inaugurado CAPs 24 horas no Setor Comercial Sul

Centro de Atenção Psicossocial atenderá usuários de drogas e álcool; expectativa é que local contribua para revitalização da área

Por Da Redação,com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (4/12/14) – O Setor Comercial Sul passa a contar, a partir desta quarta-feira (3), com um Centro de Atenção Psicossocial. O CAPs Candango, que substitui o da Rodoviária, foi inaugurado na manhã de hoje pela secretária de Saúde, Marília Coelho Cunha. A estrutura é AD III, ou seja, presta atendimento a usuários de álcool e drogas e funciona 24 horas por dia.

 

Além de autoridades e servidores da unidade, a inauguração contou com a presença de usuários atendidos pelo centro, que estava funcionando de maneira provisória na 714 Norte, além de representantes do comércio do SCS.

 

“Aqui nós vamos construir um grande trabalho e trazer para a população um projeto importante, que é o de recuperação de pessoas dependentes de álcool e drogas da região”, ressaltou a secretária.

 

Todos os gestores presentes e representantes dos comerciantes eram unânimes em destacar a importância da localização do CAPs Candango. “A gente veio para cá fazer a diferença para melhor nesta área”, prometeu a gerente do centro, Maria Garrido. “(Trata-se de) um marco na reestruturação da saúde mental e em relação ao próprio Setor Comercial Sul. A gente se aproxima dos usuários que estão em situação de rua, que dificilmente vão aos serviços”, completou o diretor de Saúde Mental, Augusto César de Farias.

 

O usuário Ramiro de Albuquerque Vieira fez questão de comparecer à inauguração com um grupo de pacientes para agradecer ao trabalho dos profissionais do centro. “Sou mais um ex-dependente químico. Não tenho vergonha de dizer o que eu era e o que sou agora. Somos mais que vencedores, por que estamos nos libertando das drogas.”

 

Representando os comerciantes, Udiléston Pinho Lopes, que tem um restaurante no Setor Comercial há 39 anos, acredita que a decisão de dar prioridade ao CAPs na área foi acertada. “O pontapé inicial foi dado. A revitalização do Setor Comercial já é uma coisa verdadeira, devido à magnitude da obra [do CAPs].”

 

Estrutura – As instalações do CAPs Candango funcionam em uma área de aproximadamente 1.300 metros quadrados. O local tem sete consultórios, sala de acolhimento, sala de convivência, refeitório, duas salas para atividades em grupo, sala de reunião, enfermaria com 12 leitos, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais e elevador.

 

Os usuários vão contar com o atendimento de uma equipe de 86 profissionais de saúde, entre psiquiatras, clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e assistentes sociais.

 

O Caps atende as áreas do Plano Piloto, Lago Sul e Norte, Varjão, São Sebastião, Vila Planalto, Vila Telebrasília, Setor de Abastecimento Norte (SAAN), Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Noroeste, Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste.

 

O Distrito Federal possui uma rede de 17 CAPs, nove deles de atendimento a usuários de álcool e drogas. Desses nove, cinco funcionam 24 horas, mas a tendência é que todos passem a atender nesse período. A média nacional de CAPs que atendem dependentes químicos é 0,17 por 100 mil habitantes. No DF, a média é mais que o dobro, de 0,39.

 

Localização – O Centro de Atenção Psicossocial AD III Candango funciona no Setor Comercial Sul, quadra 5, bloco B, loja 7. O contato é 3226-4631.

 

(M.D*)