26/07/2015 às 15:55

Plano Piloto encerra ciclo de debates dos Diálogos Culturais

Encontro que discute propostas para a área em Brasília ocorre amanhã (27), na sede da administração regional 

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

Dialogos Culturais ultimo Julho AgenciaBrasilia
Depois de mais de dois meses de debates sobre a cultura do Distrito Federal — e a participação de quase mil pessoas — chega ao fim, nesta segunda-feira (27), uma das etapas do projeto Diálogos Culturais – Consulta Pública.

Representantes da Secretaria de Cultura vão discutir com moradores do Plano Piloto propostas que visam revisar e elaborar políticas para a produção do Plano de Cultura do DF. Segundo o secretário Guilherme Reis, a expectativa é fechar os encontros com uma radiografia do movimento na cidade.

O debate também se propõe a abrir espaço entre os órgãos do governo de Brasília e a sociedade civil na construção de uma agenda única. Enquanto o plano definirá as linhas prioritárias de ação para os próximos dez anos, o Sistema de Cultura do DF estabelecerá as responsabilidades de sua execução. Juntos, os documentos vão compor a Lei Geral da Cultura do Distrito Federal.

Após a consulta, o plano e o sistema seguirão para a aprovação da Câmara Legislativa, no início de 2016. A proposta é que as diretrizes estejam previstas em lei que garanta o financiamento, o desenvolvimento e a sustentabilidade das ações em todo o DF.

Integração
O avanço na elaboração de um marco legal para as políticas públicas do segmento faz parte do processo de integração do Distrito Federal ao Sistema Nacional de Cultura, implementado pelo Ministério da Cultura (MinC). Assim como o DF, todos os outros entes federativos estão elaborando seus planos e sistemas.

Além dos encontros nas regiões administrativas, é possível participar do processo de validação do plano pela internet. Interessados devem se cadastrar no site, que fica aberto para contribuições até sexta-feira (31).


Diálogos Culturais – Consulta Pública

27 de julho de 2015 (segunda-feira)
Às 18h30
Na Administração Regional do Plano Piloto (SBN, Quadra 2, Bloco K, Asa Norte)
Entrada franca