31/08/2015 às 22:34, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Metrô terá carro exclusivo durante todo o funcionamento

Benefício para mulheres e pessoas com deficiência passa a valer em horário integral. Companhia também reforçará o número de trens que saem de Ceilândia

Por Da Agência Brasília, com informações da Companhia do Metropolitano do DF

A partir desta terça-feira (1º), o carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência será liberado durante todo o período de prestação do serviço metroviário, das 6 horas às 23h30 de segunda a sábado e das 7 às 19 horas aos domingos e feriados.

Até então, a prerrogativa era aplicada apenas aos horários de pico da manhã, das 6 horas às 8h45, e da tarde, das 16h45 às 20h15, nos dias úteis. A ampliação atende a reivindicações de usuários, feitas por meio da Ouvidoria da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

O espaço restrito ao uso de mulheres e pessoas com deficiência é o primeiro vagão, que fica logo após a cabine do piloto. Adotada em 1º de julho de 2013, em cumprimento à Lei Distrital nº 4.848/2012, a exclusividade ganhou a adesão dos passageiros, que tornaram-se os principais fiscais da legislação.

Apesar de a lei não prever punição aos infratores, funcionários do Metrô-DF os abordam, sempre de forma educativa. Quando há flagrante de desrespeito, o usuário é convidado a se retirar e, se houver resistência, pode ser encaminhado a uma Delegacia de Polícia e responder por crime de desobediência.

Em abril deste ano, a companhia iniciou uma campanha sobre o carro privativo. Diariamente, cerca de 20 usuários contatam a ouvidoria para relatar casos de desobediência e pedir a ampliação do benefício.

Ceilândia
Também começa nesta terça-feira (1º) o aumento da quantidade de trens que operam das 6 horas às 8h45 na linha Ceilândia. Durante todo o mês de setembro, em caráter experimental, a cada três trens, dois sairão de Ceilândia e um de Samambaia. Hoje, por vez, sai um veículo de cada região administrativa.

A ampliação já está sendo testada no horário de pico da tarde, das 16h45 às 20h15, com os trens que fazem o sentido inverso — da Rodoviária do Plano Piloto a Ceilândia e Samambaia.