21/09/2015 às 21:16

Estudantes são premiados no festival de curtas das escolas

Cerimônia em homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho foi marcada pela distribuição de troféus. O aluno Daniel Sena, do Centro Educacional 8 do Gama, venceu nas categorias roteiro e direção

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Terminou, na manhã desta segunda-feira (21), o 1º Festival de Filme Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília, parte da programação do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Na solenidade de encerramento, alunos e professores lotaram a sala do Cine Brasília para assistir às obras dos vencedores, que disputaram sete categorias.

Antes da premiação foram exibidos dez filmes que se destacaram entre os 30 exibidos na sexta-feira (18). As produções da mostra foram escolhidas entre 101 inscritos de 11 coordenações regionais de ensino.

Com o tema A Cara da Cultura em sua Cidade, o desafio lançado pelas Secretarias de Cultura e de Educação foi que os jovens produzissem trabalhos de até cinco minutos de duração, de qualquer gênero, utilizando câmera ou celular.

“Não há mais como entender a educação sem considerarmos o mundo tecnológico, temos que direcionar o olhar para essas expressões”, afirmou o secretário de Cultura, Guilherme Reis, que saudou os presentes e reforçou a intenção de continuar com o projeto. “Nos vemos em 2016, na segunda edição do evento.”

O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, parabenizou os jovens cineastas e disse estar entusiasmado em ver a criatividade deles fora das salas de aula. “Vocês serão espelhos para os próximos participantes.”

Reconhecimento
O homenageado, Vladimir Carvalho, cineasta paraibano que completou 80 anos em janeiro, assistiu a todas as produções da primeira fileira. Ao subir ao palco, o diretor recebeu flores das mãos de uma aluna da rede pública e, em seguida, uma placa de honra ao mérito, entregue pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador de Brasília.

“Essa manifestação foi um golpe de emoção. Foi um desfrute, um jorro, uma honra participar e ver a inquietude, o talento e a criatividade de vocês”, agradeceu. Ele aproveitou para dar dicas de cinema aos presentes e incitou os estudantes a continuar praticando a arte por meio de outras linguagens, como a música, a dança e a poesia.

Carvalho ainda agradeceu publicamente ao aluno Miguel Santos Felipe, do Centro Educacional I do Guará II, diretor do filme Vladimir: Golpe e Brasília, documentário que conta um pouco da história do cineasta. “Obrigado por essa obra-prima”, elogiou.

Dois troféus
O grande vencedor do dia foi o estudante do Centro Educacional 8 do Gama Daniel Sena, que levou os troféus nas categorias direção e roteirista, com ReviR. “Estou muito feliz e emocionado. Essa vitória é de todo o grupo.” O filme, exibido de trás para a frente, é uma reflexão sobre a honestidade, com a história de um homem que deixa cair uma carteira na rua. A cena é apresentada por meio de diferentes ângulos.

O olhar delicado do diretor chamou a atenção. “Busco seguir referências dos filmes a que assisto”, explicou Daniel. A produção do curta durou cinco dias, e a gravação, um.

Além dos troféus, Daniel ganhou duas bolsas de estudo para cursos nas áreas de roteiro, direção e fotografia em uma escola de audiovisual. “Sempre sonhei seguir essa carreira. Agora, as portas estão ainda mais abertas”, comemorou.

Veja a lista dos premiados:

Abordagem do tema
Josué Mendes, do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, por Encontro, o Começo

Ator
Wenderson Santos, do Centro Educacional I do Guará, por Nossa Sagrada Família

Atriz
Lara Garcês, do Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina, por Todos Somos Iguais

Direção
Daniel Sena, do Centro Educacional 8 do Gama, por ReviR

Fotografia
Lucas Viana Duarte, do Centro Educacional 11 de Ceilândia, por Faça Você Mesmo

Montagem
Gabriel Homero, do Centro Educacional I do Guará, por A Simplicidade do Trivial

Roteiro
Daniel Sena, do Centro Educacional 8 do Gama, por ReviR

Leia também:

Crianças da Estrutural assistem ao primeiro dia da Mostra Brasília

A vez dos estudantes na sétima arte

Homofobia nas escolas e mobilidade urbana estão entre os temas da Mostra Brasília

Veja a galeria de fotos: