14/12/2015 às 13:05

Sobradinho II recebe força-tarefa para combater o mosquito da dengue

Militares do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Marinha reforçam a equipe que visita as casas. Governador esteve na região nesta manhã (14)

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Atualizado em 14 de dezembro de 2015, às 12h57

Em mais uma ação do governo para intensificar o combate à proliferação do mosquito da dengue, uma força-tarefa começou nesta segunda-feira (14) em Sobradinho II. Diariamente cem militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, cem do Exército Brasileiro e 50 da Marinha auxiliarão cerca de 150 agentes de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde nas visitas às casas e na mobilização da comunidade.

O objetivo é passar em todas as residências e nos terrenos da região, retirar lixo e entulho e orientar a população sobre a importância de não deixar o mosquito nascer. De acordo com o governador Rodrigo Rollemberg, que esteve em Sobradinho II nesta manhã, a capital do País tem sido exemplo no combate ao Aedes aegypti, mas é preciso manter vigilância constante. “Precisamos tirar pelo menos dez minutos por dia para evitar possíveis criadouros, já que o mosquito também pode transmitir a febre chikungunya e a zika”, alertou.

O trabalho de hoje faz parte do plano de ações criado pela Secretaria de Saúde para combater o Aedes aegypti, anunciado na semana passada. As ações começam em Sobradinho II, onde 2,5 mil toneladas de lixo foram recolhidas até agora. As próximas regiões contempladas serão Planaltina e Gama, ainda sem data definida.

Prevenção
Rollemberg visitou a residência da dona de casa Maria Rita Lima da Silva, de 61 anos, que garantiu tomar todos os cuidados necessários. “Tenho muitas plantas em casa e não posso facilitar. É importante ficar de olho no acúmulo de água em vasos e em outros recipientes.”

Servidores da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também estão em Sobradinho II para identificar focos do mosquito transmissor da dengue e recolher lixo e entulho em locais de proliferação.

Dados da Secretaria de Saúde, atualizados em 10 de dezembro, apontam que, de janeiro a novembro de 2015, 9.406 casos de dengue foram confirmados em Brasília. O número é 18,68% menor que no mesmo período do ano passado, quando houve 11.567 ocorrências. A região de Planaltina é a que possui o maior número de confirmações – 2.176.

Estiveram na ação de hoje o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Júnior, o diretor administrativo da Novacap, Júlio Menegotto, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, coronel Sérgio Bezerra, e o administrador de Sobradinho II, Estevão Reis.

Leia também:

Ações para enfrentar o mosquito da dengue no DF priorizam mobilização social

Plano de combate ao Aedes aegypti é debatido

Um problema chamado Aedes aegypti

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157662221754792″ title=”Sobradinho II recebe força-tarefa para combater o mosquito da dengue”>https://farm6.staticflickr.com/5800/23718584566_4eb3f5e6b9_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Sobradinho II recebe força-tarefa para combater o mosquito da dengue”>