15/01/2016 às 11:04

Secretaria da Agricultura avaliará produção de soja no Distrito Federal

Propriedades como a da família de Sidnei Peter Izoton, no Núcleo Rural Tabatinga, serão visitadas pelas equipes da Expedição Safra-Brasília

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto; Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 26 de janeiro de 2016, às 18h50

No lançamento oficial da expedição, em 26 de janeiro, a Secretaria da Agricultura informou que o cronograma para as etapas com plantações de milho e de feijão mudou para de 27 a 29 de abril e de 24 a 26 de agosto, respectivamente, em vez de maio, agosto e setembro, como informado na versão anterior do texto. 

A propriedade de cerca de 80 hectares da família Izoton fica a quase 60 quilômetros do Plano Piloto, no Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina. O lugar é utilizado para produção de soja há 27 anos, desde que Nelson Izoton, de 58 anos, a esposa e dois filhos ali chegaram. A plantação, que ocupa mais de 70 hectares da terra, será uma das visitadas pelo governo no fim do mês, durante a Expedição Safra-Brasília, iniciativa organizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

O lançamento oficial será em 26 de janeiro. Nos três dias seguintes — quarta, quinta e sexta-feira —, equipes formadas por técnicos agropecuários e agrônomos da secretaria e de outros órgãos, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), visitarão 64 chácaras produtoras de soja. O mesmo processo será repetido de 27 a 29 de abril para o plantio de milho e de 24 a 26 de agosto para o de feijão.

Metodologia
Durante as visitas, cada família responderá a um questionário. A ideia é que detalhes da produção, da mão de obra e da comercialização do grão sejam avaliadas com mais precisão pelos técnicos. Uma análise do solo e da plantação, por exemplo, também será feita, para aferir se há a presença de praga ou doença.

No dia 19, as equipes passarão por treinamento. Cada rota que percorrerão, simultaneamente, terá cerca de 250 quilômetros. O evento ainda oferecerá palestras com temas de interesse dos produtores, como vazio sanitário da soja, alterações climáticas e créditos rurais.

As áreas a serem visitadas foram sorteadas de forma que houvesse representatividade dos mais de 230 produtores de soja do DF. São 32 localidades ao longo de cada um dos eixos traçados para a expedição: a DF-130 e a DF-100.

Diagnóstico
Os principais objetivos da expedição, segundo o secretário-adjunto da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Sebastião Márcio Lopes de Andrade, são traçar um diagnóstico das condições da safra 2015-2016 e divulgar o trabalho no campo. Para um dos filhos de Izoton, Sidnei Peter, de 34 anos, a palavra que melhor define a iniciativa é reconhecimento.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, as áreas de milho, de soja e de feijão no DF correspondem a mais de 122 mil hectares plantados, que rendem 597.918 toneladas desses grãos. “É importante que a área urbana saiba de onde vem o alimento que leva à mesa”, avalia o engenheiro agrônomo da Emater Lucas Pacheco de Almeida, gerente do escritório em Tabatinga. A propriedade da família Izoton, constantemente visitada pelo profissional, chega a produzir 52 sacas de soja por hectare a cada safra.

Políticas públicas
O levantamento das necessidades do setor, que também será feito durante a Expedição Safra Brasília, apoiará a construção de novas políticas públicas para desenvolver o agronegócio local.

Leia também:

Agricultores aproveitam proibição do plantio da soja para produzir outras culturas

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157661207007644″ title=”Secretaria da Agricultura avaliará produção de soja no Distrito Federal”>https://farm2.staticflickr.com/1499/23756519543_0093886d9c_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Secretaria da Agricultura avaliará produção de soja no Distrito Federal”>