08/04/2016 às 17:33, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Sala do Empreendedor da Estrutural oferece dois novos serviços

Espaço é fruto de uma parceria da administração regional com o Sebrae-DF para ajudar quem quer sair da informalidade

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


A Sala do Empreendedor fica no Setor Central, Áreas Especiais, Conjunto I, no prédio da administração regional
A Sala do Empreendedor fica no Setor Central, Áreas Especiais, Conjunto I, no prédio da administração regional. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Emissão de nota fiscal eletrônica e impressão do relatório de receita bruta são os dois novos serviços à disposição na Sala do Empreendedor da Estrutural. A unidade fica na administração regional (Setor Central, Áreas Especiais, Conjunto I) e é fruto de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF). Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Interessados em sair da informalidade ou participar de cursos de capacitação também podem procurar a sala para buscar os seguintes serviços: formalização gratuita e simplificada de um empreendimento, obtenção de cadastro nacional da pessoa jurídica (CNPJ), emissão de certificado de condição de microempreendedor individual, alteração ou baixa gratuita de dados de microempreendedor individual, impressão de boleto do Instituto Nacional do Seguro Social, declaração anual do Sistema de Recolhimentos em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional para os Microempreendedores Individuais, informações para contratação de funcionários, emissão de certidões negativas de débitos, orientação para microcrédito e taxas especiais, dicas sobre projetos, consultorias, palestras e cursos gratuitos.

Reinauguração simbólica
Na manhã desta sexta-feira (8), uma solenidade de reinauguração simbólica marcou o lançamento dos serviços. O espaço, com 55 metros quadrados e dois servidores, existe há quatro anos e atende cerca de 300 pessoas mensalmente. “A Estrutural tem um comércio muito forte e precisamos garantir que esses empreendedores sigam aquecendo a economia local, gerando renda e criando empregos”, diz o chefe do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da administração regional, Geraldo Francisco da Cruz.

Também participaram do evento o administrador regional, Evanildo Macedo, a subsecretária de Economia Criativa e Solidária, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Karina Rosso, e o gestor do Sebrae-DF Thiago Barros.

Feira Permanente
Instalada a aproximadamente 50 metros da Sala do Empreendedor, a Feira Permanente da Estrutural segue em obras. A expectativa é que os donos dos 210 boxes levem as principais demandas para a sala. “Quem quer gerar emprego e renda vai precisar dos serviços oferecidos aqui quase que cotidianamente”, acredita Thiago Barros, do Sebrae.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666849917926″ title=”Sala do Empreendedor da Estrutural oferece dois novos serviços”>https://farm2.staticflickr.com/1565/26285137716_ab75b840f4_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Sala do Empreendedor da Estrutural oferece dois novos serviços”>