12/04/2016 às 01:16

Organizadores de congresso mundial de TI pedem apoio para segurança

Encontro com o governador Rodrigo Rollemberg ocorreu nesta segunda-feira (11), no Palácio do Buriti. Evento de tecnologia da informação será em Brasília, de 3 a 5 de outubro

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Representantes da Aliança Mundial de Tecnologia da Informação e Serviços e da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação foram recebidos nesta segunda-feira (11) pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Durante o encontro, no Palácio do Buriti, os membros das entidades pediram suporte para a segurança do Congresso Mundial de Tecnologia da Informação 2016, do qual são organizadoras. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Internacional do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2), de 3 a 5 de outubro. Pela primeira vez, desde a edição inicial em 1978, será na América do Sul. 

Rollemberg comprometeu-se a atender ao pedido e destacou a vocação de Brasília para sediar grandes eventos, a exemplo da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e da Olimpíada (em agosto, haverá dez partidas de futebol masculino e feminino no Mané Garrincha). O chefe do Executivo disse que o objetivo de receber ações internacionais como essas é reforçar a imagem da capital federal e possibilitar parcerias comerciais. “Queremos fazer com que esses encontros deixem legados, para que assim façamos o melhor para Brasília.”

O secretário-geral da Aliança Mundial, James Poisant, reforçou o peso dos palestrantes para o cenário tecnológico e científico mundial e afirmou que o congresso é um momento para estimular o desenvolvimento nacional. “Vai trazer atenção internacional ao Brasil, é uma oportunidade para pôr um holofote em cima do seu país e da sua cultura.”

Também estiveram na reunião o presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Júlio César de Azevedo Reis; o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa Civil, Oskar Klingl; o presidente nacional da Câmara Nacional de Indústrias de Eletrônicos, de Telecomunicações e de Tecnologia de Informação, Santiago Gutierrez; o conselheiro-geral da Aliança Mundial, James Lewis; o presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Jeovani Salomão; e a diretora-executiva do Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, Dora Gomes.

Negócios
A expectativa de público dos organizadores é de cerca de 3 mil pessoas de mais de 80 países, entre líderes empresariais, autoridades, investidores e acadêmicos. Elas estarão em Brasília para debater soluções que garantam acesso de todos às inovações do mercado de tecnologia da informação e para fazer negócios. Na última edição, em 2014, em Guadalajara, no México, o volume de transações chegou a US$ 95 milhões. O tema da edição brasileira é Promessas da Era Digital: Desafios e Oportunidades. Acesse a programação.

Leia também:

Organizadores de congresso mundial de TI visitam governador

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666903817132″ title=”Organizadores de congresso mundial de TI pedem apoio para segurança”>https://farm2.staticflickr.com/1694/25774092284_dac8707417_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Organizadores de congresso mundial de TI pedem apoio para segurança”>