" /> ">

17/04/2016 às 13:56

Segunda edição da Virada do Cerrado será de 8 a 11 de setembro

Neste ano, o tema será “Mudanças Climáticas”. Haverá programação com educação ambiental, esporte e cultura

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Edição de arte/Agência Brasília

De 8 a 11 de setembro, a população de Brasília vai poder participar de uma série de atividades ligadas à preservação do maior bioma do DF. A segunda edição da Virada do Cerrado ocorrerá em várias regiões administrativas de Brasília com o tema “Mudanças Climáticas”. Os dois primeiros dias serão destinados à educação ambiental e o restante, a ações esportivas e culturais.

A primeira reunião para tratar sobre a edição de 2016 ocorreu em fevereiro. Em 13 de abril, o comitê criativo, responsável por definir as estratégias de execução do evento, se encontrou na Fundação Banco do Brasil para trabalhar em cima do tema escolhido. Cerca de 30 entidades fazem parte do grupo, entre órgãos dos governos local e federal, movimentos sociais e membros da iniciativa privada.

Dentro do assunto mudanças climáticas, a ideia é que os participantes desenvolvam ações ligadas aos quatro elementos da natureza — água, ar, terra e fogo — e assim desenvolvam questões como reflorestamento, preservação de bacias hidrográficas, mobilidade urbana e manejo de nascentes.

“Vivemos um momento estratégico de mudança sobre a questão climática e o mundo está discutindo isso. Precisamos dialogar com a sociedade as boas práticas, mostrando que é possível tornar Brasília uma capital sustentável”, resume a Subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Barbosa Batista.

A Virada do Cerrado é coordenada pela pasta, que fará as ações, ainda a serem definidas, em parques espalhados por Brasília. O objetivo é incentivar o uso desses espaços pela população, como prevê o programa Brasília nos Parques, criado por meio do Decreto nº 37.115, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de 16 de fevereiro

Os demais participantes do comitê criativo desenvolverão iniciativas em outros pontos de Brasília. A programação será elaborada ao longo das reuniões do colegiado, com previsão de que ocorram mensalmente. Durante os encontros, os integrantes ainda terão formação sobre o que será abordado durante o evento de setembro.

O objetivo, segundo a coordenadora de Educação e Mobilização Socioambiental da pasta, Juliana Pinto, é que essas pessoas se tornem multiplicadoras e apliquem o que aprenderem de acordo com a realidade de cada local.

Evento colaborativo
A primeira edição da Virada do Cerrado, de 11 a 13 de setembro de 2015, ocorreu de forma colaborativa com cerca de 80 entidades, entre órgãos dos governos federal e de Brasília e organizações da sociedade civil. Foram mais de 200 atividades espalhadas por 21 regiões administrativas. Na avaliação da Secretaria do Meio Ambiente, o evento reuniu em torno de 20 mil pessoas entre participantes e organizadores.

Segundo a coordenadora, a expectativa é mobilizar ainda mais pessoas neste ano. “O maior legado da Virada é trazer reflexão sobre o que é sustentabilidade, quais são os problemas que elas notam em casa e precisam melhorar.”

Durante a primeira edição, foram coletados 500 quilos de resíduos no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte), um dos locais que mais recebeu eventos; retirados mais de 300 pneus e de cem paletes das ruas de Santa Maria; plantadas mais de 300 mil mudas em todo o DF; e removidos mais de 300 quilos de resíduos de parques de Brasília.

A Secretaria do Meio Ambiente publicou no ano passado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF) um plano de sustentabilidade com orientações para produção de projetos. O documento traz dicas para a realização de eventos sobre a escolha do ambiente, o incentivo de transportes não poluentes e a prática da inclusão social. 

O nome Virada do Cerrado é originado da causa de preservação do bioma. O Dia Nacional do Cerrado é comemorado em 11 de setembro, data escolhida para encerramento do evento. A Lei n° 4.939, de 2012, institui a Semana do Cerrado e a inclui no calendário oficial de eventos do DF.

II Virada do Cerrado
De 8 a 11 de setembro

Para desenvolver atividade no evento
Entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente: mobilizacao.sema@gmail.com
Visitar página no Facebook

Leia também:

Plano de sustentabilidade é um dos legados da Virada do Cerrado

Virada do Cerrado será de 11 a 13 de setembro

Governo cria programa para incentivar uso de parques em Brasília