25/05/2016 às 23:22, atualizado em 27/05/2016 às 16:49

Dia da África é celebrado em Brasília

Evento comemorativo reuniu cultura e gastronomia africanas no Clube Naval

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

Com o tema Direitos Humanos, com foco em Direitos das Mulheres, o Dia Internacional da África foi celebrado em Brasília nesta quarta-feira (25), no Clube Naval. Organizada pelo Grupo de Cônjuges de Embaixadores Africanos no Brasil, a comemoração contou com jantar típico com culinária de cinco regiões do continente e performances artísticas. Trinta e cinco embaixadas estavam representadas na solenidade.

Por meio da venda de ingressos, o evento arrecada fundos para apoiar projetos e instituições de caridade do Distrito Federal. Os embaixadores da Tunísia, Sabri Bachtobji, e da Costa do Marfim, Sylvestre Amon, e a embaixatriz de Angola, Neogilda Cosme, foram recebidos pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg na residência oficial de Águas Claras em 14 de abril, quando foi feito o convite para a participação no evento.

Responsável pelo discurso de abertura, Márcia destacou as conquistas das mulheres africanas. “Quando nos convidaram, não tivemos dúvida em aceitar. A África nos deu costumes e cultura. As mulheres africanas têm tido avanços notáveis em áreas de organização social e política”.

O governador Rodrigo Rollemberg enfatizou as heranças para o povo brasileiro. “Grande parte da nossa irreverência, da nossa diversidade cultural, veio da África. É uma alegria muito grande celebrar este dia.”

“Um dos objetivos do grupo é sempre celebrar o Dia da África e levar a nossa cultura para várias pessoas. Neste ano, valorizamos a força e os direitos das mulheres”, afirmou a presidente do Grupo de Cônjuges dos Embaixadores Africanos e embaixatriz de Angola, Neogilda Cosme.

Também estiveram na festa o secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, e a representante do Ministério das Relações Exteriores, Lígia Scherer.

Dia da África

O Dia Internacional da África foi instituído pela Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1972 em reconhecimento a 25 de maio de 1963, data em que chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, com o objetivo de erradicar a subordinação da África aos outros continentes em ações colonialistas. No mesmo dia, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), atualmente conhecida como União Africana, que visa manter a unidade e a solidariedade do continente, eliminar o colonialismo e fomentar a cooperação política e cultural na África.

Edição: Paula Oliveira