29/05/2016 às 12:52, atualizado em 30/05/2016 às 21:27

Corrida Tiradentes pela Cidadania reúne 2 mil pessoas

Prova neste domingo (29), organizada pelo sistema de segurança pública do DF, homenageou os 207 anos da Polícia Militar

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

Atualizado em 30 de maio de 2016, às 21h23

Ao contrário do informado na versão anterior, o custo da corrida foi bancado pelas secretarias do Esporte, Turismo e Lazer e da Segurança Pública e da Paz Social, e não pela Segurança Pública e Polícia Militar 

Com o tema “Paz sim, Violência não!”, 2 mil pessoas participaram neste domingo (29) da 12ª edição da Corrida Tiradentes pela Cidadania, organizada pelo sistema de segurança pública do Distrito Federal. O evento homenageou os 207 anos da Polícia Militar, comemorados em 13 de maio. Os corredores dividiram-se entre as categorias feminina e masculina, com trajetos de 7 e de 10 quilômetros. Passaram pelos Setores Hoteleiro e Comercial Sul, pela Esplanada e voltaram à sede do Executivo local.

Largada da Corrida Tiradentes pela Cidadania.

Largada da Corrida Tiradentes pela Cidadania. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Promovida em parceria com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, que forneceu a estrutura, a prova integra o Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, programa do governo de Brasília de ações integradas das forças de segurança. O sistema de segurança pública é composto pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, pelas Polícias Civil e Militar, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). “O esporte é um dos principais eixos para incluir a sociedade na conscientização sobre a paz”, destaca a secretária Márcia de Alencar Araújo.

A largada ocorreu por volta das 9 horas, em frente ao Palácio do Buriti. Antes do início, houve muita música com a banda da Polícia Militar. “Vou correr os 7, mas meu plano no ano que vem é me preparar para também começar a fazer os 10 quilômetros”, afirma a engenheira civil Ana Fernanda Souza, de 29 anos, que participou pela primeira vez.

Todos os corredores receberam camisetas, bonés e números de identificação e foram escoltados por viaturas da PM ao longo dos percursos. No final, logo após a chegada, houve distribuição de kits com água, suco, barra de cereal e fruta. A prova custou R$ 200 mil — metade bancada pela Secretaria do Esporte e a outra, pela Segurança Pública.

Ganhadores

Vencedora dos 10 quilômetros femininos, com 47 minutos e 58 segundos, a sargento da Polícia Militar Ana Maria dos Reis confessa que não esperava completar a prova em primeiro lugar “Estou me preparando para uma corrida de 60 quilômetros, em que o ritmo é diferente, mais devagar. Essa de hoje foi um bom treino. Fiquei satisfeita com o meu resultado”, destaca a militar.

No masculino, a vitória dos 10 quilômetros foi do pedreiro Robélio Ribeiro, de 30 anos. Ganhador também da corrida de Corpus Christi, na quinta-feira (26), ele revela a estratégia: “Meu plano era sair forte para ninguém mais me alcançar”. O primeiro colocado fechou o percurso em 34 minutos.

Nas categorias feminina e masculina dos 7 quilômetros, os primeiros lugares ficaram com Aline Kristina Barbosa e Silvestre Costa, respectivamente.

Os vencedores receberam o Troféu Cabo Renato, nome em memória do servidor da Polícia Militar que morreu enquanto atendia a uma ocorrência criminal, em fevereiro. Renato Fernandes tinha 37 anos — 13 dedicados à corporação. “É uma honra para a PM ser homenageada pelos serviços prestados à população. A corporação e o cabo Renato merecem”, afirma o comandante-geral, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira.

“O esporte é parceiro de todas as áreas: da saúde, da educação, da segurança. Por meio dele, sempre podemos integrar ações como essa”, diz a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar também deram suporte ao evento.

Maio Amarelo

A corrida abriu espaço para a conscientização no trânsito com a campanha Maio Amarelo. O Detran-DF distribuiu kits com adesivo, boné e chaveiro para os participantes. Fizeram parte da programação outras atividades, como jogo de perguntas e respostas sobre segurança no tráfego. Equipes dos Yellow Man (artistas vestidos e pintados de amarelo) e dos Amigos do Trânsito ajudaram na entrega dos kits e interagiram com o público.

Edição: Raquel Flores