06/06/2016 às 15:37, atualizado em 06/06/2016 às 20:18

Lançado edital para selecionar professores para Escola Superior de Magistério

A partir desta terça-feira (7), servidores de carreira interessados em lecionar pedagogia podem se inscrever em uma das unidades regionais de educação básica

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Começa nesta terça-feira (7) processo seletivo para professores de magistério da rede pública interessados em atuar no curso de graduação em pedagogia na Escola Superior de Magistério. O edital foi publicado nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial do Distrito Federal, e as inscrições vão até o dia 14.

O processo, apenas interno, terá 40 vagas para compor quadro de reserva. A validade da seleção será de dois anos, podendo ser renovada pelo mesmo período. É preciso apresentar formulário de inscrição preenchido, disponível no site da Secretaria de Educação, além dos documentos listados abaixo. Eles serão analisados por uma banca examinadora composta por nove professores escolhidos pela secretaria.

É necessário ser professor da educação básica ou pedagogo orientador-educacional no ensino infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental ou em modalidades correspondentes a essas etapas. O inscrito deve ter titulação mínima de especialista. Os selecionados cumprirão metade da carga horária na escola de origem e o restante, na Escola Superior de Magistério.

[Relacionadas]

Avaliação

O processo ocorrerá em duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira será uma análise de títulos, de acordo com pontuação estabelecida em anexo do edital, e a segunda, um curso de introdução a metodologias para a escola, no qual o candidato precisará ter frequência mínima de 85%.

A prova de títulos levará em consideração a pontuação estabelecida no edital. O curso terá duração de 80 horas (60 horas presenciais e 20 a distância) e deverá ocorrer de 4 a 22 de julho. O resultado do processo seletivo será homologado e publicado no site da Secretaria de Educação, provavelmente no início de agosto.

A instituição

A Escola Superior de Magistério está em fase final de aprovação no Conselho de Educação do Distrito Federal. O primeiro curso é o de pedagogia, mas outras modalidades serão oferecidas com o tempo.

Com duração de quatro anos, os alunos estudarão temas relacionados à identidade do docente no primeiro ano; no segundo e no terceiro, conteúdos específicos; e no último, haverá residência pedagógica. As aulas ocorrerão em unidades da rede pública de ensino para que o aluno tenha contato com a prática desde o início. As primeiras escolas serão em Ceilândia, no Gama e em Planaltina. A escola começará com 60 vagas para cada uma das três unidades. O ingresso na instituição será feito por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Histórico

Em 8 de março, a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal lançou edital para selecionar professores da Secretaria de Educação para a Escola Superior de Magistério. No entanto, o processo sofreu questionamentos e foi suspenso no dia 23 do mesmo mês por decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Segundo o tribunal, o edital não poderia ser lançado pela fundação.

Inscrição para a Escola Superior de Magistério

De 7 a 14 de junho

Das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 às 17h30

Nas unidades regionais de educação básica

Documentos:

— Formulário de inscrição

— Cópia de documento de identidade e do CPF

— Cópia de certificado de pós-graduação Lato Sensu e/ou de títulos de mestre e/ou doutor de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação

— Classificação funcional atualizada

— Formulário de pontuação (disponível no edital), acompanhado da documentação comprobatória dos títulos e de experiência profissional

Edição: Gisela Sekeff