21/06/2016 às 10:35, atualizado em 06/12/2016 às 20:13

Governo cria o Portal do Voluntariado

Ferramenta desenvolvida pelo Executivo local e lançada nesta terça-feira (21) cruzará informações entre voluntários e instituições que precisam de ajuda

Por Jade Abreu e Samira Pádua, da Agência Brasília

Pessoas interessadas em desenvolver algum trabalho voluntário terão o contato facilitado com instituições que precisam de ajuda. O governo de Brasília criou o Portal do Voluntariado, plataforma que cruzará informações de quem tem vontade de colaborar em atividades sociais com as de organizações (governamentais ou não) que desenvolvem esse tipo de trabalho.

 Colaboradora do governo e idealizadora do Portal do Voluntariado, Márcia Rollemberg apresentou o site na manhã desta terça-feira (21).Foto: Dênio Simões/Agência Brasília


Colaboradora do governo e idealizadora do Portal do Voluntariado, Márcia Rollemberg apresentou o site na manhã desta terça-feira (21). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O lançamento do site ocorreu na manhã desta terça-feira (21), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Ao lado da esposa, colaboradora do governo e idealizadora do Portal do Voluntariado, Márcia Rollemberg, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia.

“Fazer o bem é reunir as capacidades, as potencialidades das pessoas; temos uma sociedade muito solidária, muito generosa, que, muitas vezes, quer ajudar e não sabe como”, destacou o chefe do Executivo. “O objetivo desse portal é receber essas solicitações e orientar a pessoa para onde ela pode ajudar numa determinada política pública”, disse Rollemberg.

A nova ferramenta funciona como uma rede social para conectar perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. “É conectar capacidades e oportunidades, fazendo dessa rede um espaço de encontro e de estímulo à participação, ao controle social e à promoção da cidadania”, explicou Márcia Rollemberg, que fez a apresentação do portal nesta terça.

Durante o evento, além de informações sobre projetos de voluntariado, diversos computadores estavam à disposição dos interessados em já se cadastrar no portal. Foi o que fez o autônomo Genival dos Santos, de 24 anos. “Eu gosto de fazer trabalho voluntário. Vou aproveitar agora o período de férias e fazer alguma coisa para a comunidade”, disse ele, que mora em Ceilândia, cursa letras e direito e já participou de ações desse tipo na Copa do Mundo de 2014.

Representando a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, Larissa Bezerra destacou o sentimento do voluntariado. “Estamos aqui completamente para somar. Não é só doar dinheiro, é doar uma ação, uma semente para um plantio melhor.”

Uma das iniciativas apresentadas foi o voluntariado para a Olimpíada, em áreas como mobilidade e sustentabilidade. O tema foi destacado pela secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros. Também participaram do evento no Mané Garrincha representantes de diversas áreas do governo de Brasília e de projetos sociais, parlamentares e a atriz e apresentadora Maria Paula, incentivadora do Portal do Voluntariado.

Programa Brasília Cidadã

O Portal do Voluntariado faz parte das atividades que vão compor o Brasília Cidadã, a ser lançado no segundo semestre de 2016. O objetivo é identificar e reunir atividades promovidas por vários órgãos em um só programa, além de estimular, divulgar, valorizar e reconhecer as diferentes instâncias de participação e o controle social da população.

Entre as ações de participação popular que têm sido desenvolvidas pelo governo de Brasília estão a Roda de Conversa, o Voz Ativa, audiências e consultas públicas e redes de ouvidoria.

Mais informações sobre o Portal do Voluntariado
(61) 3312-9943 (atendimento das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira)
portaldovoluntariado@df.gov.br

Edição: Paula Oliveira e Marina Mercante