24/06/2016 às 14:44, atualizado em 24/06/2016 às 15:09

Começa festa para comemorar os 23 anos de São Sebastião

Região recebeu 15 máquinas para uso em áreas rurais e urbanas, adquiridas com recursos de emenda parlamentar

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

São Sebastião recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), 15 equipamentos como aparador de grama, plantadeira, roçadeira e trator. A entrega marcou o início da comemoração de aniversário da região administrativa, que segue até domingo (26). O local completa 23 anos no sábado (25).

São Sebastião recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), 15 equipamentos como aparador de grama, plantadeira, roçadeira e trator.

São Sebastião recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), 15 equipamentos como aparador de grama, plantadeira, roçadeira e trator. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

As máquinas foram adquiridas por meio de emenda do deputado distrital Lira (PHS), executada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Segundo o administrador regional interino de São Sebastião, Waldir Soares Cordeiro, as aquisições contribuirão para intervenções em meios rurais e urbanos. “Vão servir, por exemplo, para o corte do mato na cidade e, ao mesmo tempo, para fazermos canteiros e arado na área rural.”

O governador Rodrigo Rollemberg também esteve na festa, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, e do secretário da Agricultura, José Guilherme Leal. “Essas máquinas são importantes para a manutenção das estradas rurais e para a limpeza nas regiões”, afirmou o governador de Brasília. Segundo o chefe do Executivo, outras benfeitorias estão sendo feitas em São Sebastião, como a regularização fundiária. “Já registramos 7 mil lotes em cartório e, a partir da semana que vem, vamos começar a entregar as escrituras.”

A festa começou às 9 horas, com desfile cívico de alunos de escolas públicas. Às 11h50, houve o corte do bolo. Mais de 2 mil pedaços foram entregues à população, em frente ao Centro de Atenção Integral à Criança Unesco (Caic Unesco), na Quadra 5.

A partir das 20 horas, o Parque de Exposições vai receber shows de grupos de reggae e de pagode, além de DJ e de quadrilhas de festa junina. Amanhã, nos mesmos local e horário, as apresentações serão de sertanejo e forró.

O gasto total com a festa é de R$ 107,4 mil, sendo que, desses, a Administração Regional de São Sebastião custeará R$ 7,4 mil para a locação de iluminação e som. O restante, usado na contratação dos artistas, entre outros serviços, é proveniente de parcerias e emendas parlamentares.

Programação do aniversário de São Sebastião no sábado e no domingo

No sábado, das 9 às 17 horas, estará estacionado em frente ao Caic o Ônibus da Mulher, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Haverá atendimento psicológico, jurídico e social a mulheres em situação de violência. Serão ainda emitidas carteiras de trabalho, e divulgados os cursos de qualificação para microempreendedores.

Além disso, servidores da Secretaria de Saúde vão aferir pressão, medir glicemia e comandar oficinas de práticas de saúde. O projeto educativo infantil Transitolândia, do Departamento de Estradas de Rodagem do DF, estará no Parque de Exposições. Ainda amanhã, das 6 às 13 horas, também no local, ocorrerá a Feira do Produtor, com venda de verduras, frutas e hortaliças de produtores de São Sebastião, que serão escolhidos por sorteio e pagarão a taxa de uso do espaço público.

No domingo (26), a Avenida São Sebastião, entre os bairros São José e São Francisco, ficará livre para a prática de esportes. A interdição para a passagem de veículos será das 10 às 21 horas, na altura da Quadra 1 até a Quadra 16 do São José.

Governador visita Casa de Parto de São Sebastião

Depois de comparecer ao início das comemorações de aniversário, o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado de Márcia Rollemberg e do administrador regional, visitou a Casa de Parto de São Sebastião. Uma média de 40 partos por mês é feita no local, inaugurado em 2011.

[Relacionadas]

Edição: Marina Mercante