01/07/2016 às 15:16, atualizado em 01/07/2016 às 20:18

Separação do lixo será um dos temas do Qualifeira

Circuito de cursos e palestras leva treinamento a feirantes do Núcleo Bandeirante, do Riacho Fundo I, do Riacho Fundo II e de Taguatinga durante julho e agosto

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Feirantes de quatro regiões administrativas receberão orientações sobre legislação, boas práticas de alimentos, gestão ambiental, separação correta do lixo durante os meses de julho e agosto. As palestras fazem parte do Qualifeira, um programa de capacitação promovido pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação. Durante oito semanas, o projeto passará pelo Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Taguatinga

O circuito começará em 11 de julho, às 19 horas, no Riacho Fundo II com um treinamento sobre boas práticas no manuseio dos alimentos. Na semana seguinte, em 18 de julho, o Riacho Fundo I receberá o Qualifeira e a palestra, com o mesmo tema dado na região vizinha, será às 15 horas. Em 25 de julho, o serviço será voltado para os feirantes de Taguatinga que, a partir das 15 horas, aprenderão sobre gestão ambiental, descarte ideal de lixo e legislação de feiras.

Investimento na qualidade e no rendimento do trabalho dos feirantes

O Núcleo Bandeirante encerra a programação do mês de julho com a palestra sobre descarte de resíduos nas feiras, no dia 27, às 15 horas. Em 1º de agosto, a Qualifeira volta a Riacho Fundo II, às 19 horas, para auxiliar na separação para a coleta de lixo. O último dia do circuito será em 29 de agosto, às 15 horas, em Taguatinga, quando a segurança nas feiras e os cuidados com os alimentos volta ser o tema do encontro.

De acordo com o subsecretário de Ordenamento das Cidades, Marlon Anderson Costa, o objetivo do programa é oferecer aos feirantes aulas e debates para melhorar a qualidade e o rendimento do trabalho. “A ideia é dar esclarecimento sobre as ações feitas nas feiras, desde ensinar a legislação até como descartar o lixo.”

De acordo com Costa, serão oferecidos cursos e palestras para capacitação. Caso o feirante tenha interesse no Qualifeira, deverá comunicar à associação dos feirantes do local. Em seguida a associação terá de apresentar o interesse à administração regional, que fará o contato com a Secretaria de Gestão do Território e Habitação.

[Relacionadas]

Qualifeira

Riacho Fundo II

Em 11 de julho

Às 19 horas

Melhores práticas com alimentos

Riacho Fundo I

Em 18 de julho

Às 15 horas

Melhores práticas com alimentos

Taguatinga

Em 25 de julho

Às 15 horas

Gestão ambiental, descarte de lixo e legislação de feiras

Núcleo Bandeirante

Em 27 de julho

Às 15 horas

Gestão ambiental

Riacho Fundo II

Em 1 de agosto

Às 19 horas

Gestão ambiental

Taguatinga

Em 29 de agosto

Às 15 horas

Segurança nas feiras e melhores práticas com alimentos

Edição: Gisela Sekeff