04/07/2016 às 08:56, atualizado em 11/07/2016 às 11:42

40 mil alunos farão simulado do Enem na quarta (6) e na quinta-feira (7)

A estimativa de participantes, das redes pública e privada de ensino, é da Secretaria de Educação. Alunos devem chegar aos locais do teste com uma hora de antecedência

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Para ambientar os alunos às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e identificar em quais disciplinas eles precisam ter mais foco, a Secretaria de Educação fará um simulado na quarta (6) e na quinta-feira (7). A estimativa é que participem cerca de 40 mil estudantes das redes pública (136 escolas de ensino médio) e particular (50 colégios) — 18 mil a mais do que no ano passado. Também poderão fazer o teste estudantes matriculados na educação de jovens e adultos (EJA) e internos das unidades prisionais e socioeducativas.

Na quarta-feira (6), serão aplicados os testes de ciências humanas e da natureza, com quatro horas e meia de duração. Na quinta-feira (7), será a vez de matemática e exercícios de linguagem e redação. Como no Enem, os inscritos devem chegar uma hora antes e só podem sair depois de duas horas do início do simulado.

Horários de início do simulado nas escolas públicas e particulares

Nas escolas públicas, todos os alunos do ensino médio foram inscritos automaticamente, e as provas serão no turno em que estudam. Nas instituições particulares, começarão às 13h15. O mesmo horário vale para o Colégio Militar de Brasília, o Colégio Militar Dom Pedro II e para o Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Comercial, Rural, do Cooperativismo, e Serviço Social do Comércio, da Indústria e de Transporte). A inscrição de alunos da rede privada foi de 16 a 30 de maio.

Neste ano, os cartões de respostas deixam de ser nominais e passam a ter código. Assim, somente quem fez o simulado terá acesso à nota final e ao boletim de desempenho. A divulgação está prevista para setembro.

As questões objetivas serão corrigidas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). As redações, por formandos do curso de letras da Universidade de Brasília e professores voluntários de língua portuguesa.

Melhores redações farão parte de livro do Sindicato das Indústrias Gráficas

Estudantes inscritos no simulado ainda poderão concorrer no projeto Jovem Escritor 2016 — Concurso de Redação, iniciativa do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação. Cem redações serão publicadas no livro Jovem Escritor 2016 — com tiragem de 3 mil exemplares —, e os autores das dez mais bem colocadas receberão vale-compras para livros. O lançamento da obra está previsto para outubro. O concurso marca a comemoração da Semana da Comunicação Gráfica 2016.

O simulado para o Enem faz parte do programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio, da Secretaria de Educação. O objetivo é apresentar informações sobre acesso ao ensino superior e promover reflexões a respeito do mundo do trabalho e vivências de situações de aprendizagem que favoreçam a escolha da profissão de forma consciente.

Simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Em 6 e 7 de julho (quarta e quinta-feira)
No turno de aula dos estudantes da rede pública e às 13h15 nos colégios particulares
Nas unidades de ensino dos inscritos
Resultado em setembro de 2016

Edição: Raquel Flores