07/07/2016 às 20:07, atualizado em 18/07/2016 às 17:16

Governo recupera 8 hectares de área pública perto da Floresta Nacional

Durante entrevista coletiva nesta quinta (7), Polícia Civil divulgou resultado de operação coordenada pelo Comitê de Governança do Território, que resultou na prisão de 27 pessoas

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

A Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema) prendeu 27 pessoas, nesta quinta-feira (7), na operação 26 de Setembro. A ação, coordenada pelo Comitê de Governança do Território, recuperou 8 hectares de área pública ocupados irregularmente na região entre a Estrutural e a Floresta Nacional de Brasília. A informação foi divulgada em entrevista coletiva na tarde de hoje, no Departamento de Polícia Especializada, no Parque da Cidade.

O delegado-chefe da Dema, Ivan Dantas, e o subsecretário de Ordem Pública e Social, coronel da Polícia Militar Cláudio Fernandes Condi.

O delegado-chefe da Dema, Ivan Dantas, e o subsecretário de Ordem Pública e Social, coronel da Polícia Militar Cláudio Fernandes Condi. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O parcelamento irregular do solo ocorria havia 15 dias e contava com 70 edificações precárias, em madeirite e lona. A divisão dos lotes era feita de forma improvisada, com arames e fita. Apesar da ocupação, não houve negociação de lotes, de acordo com a delegada adjunta da Dema, Marilisa Gomes. “As pessoas, presas em flagrante, contaram em depoimento que viram uma oportunidade de parcelamento. Não foi constatada a venda”, afirmou.

[Numeralha titulo_grande=”1 a 5 anos ” texto=”Pena para parcelamento irregular do solo, crime inafiançável”]

A maior parte dos envolvidos já tem moradia fixa e reside na região da Estrutural. Sete deles têm antecedentes criminais por tentativa de homicídio, tentativa de roubo, roubo qualificado e porte de arma, segundo o delegado-chefe da Dema, Ivan Dantas. “Eles vão responder por parcelamento irregular do solo, um crime inafiançável. A pena é de um a cinco anos de prisão”, explicou. Além dos 27 presos em flagrante, outras oito pessoas foram conduzidas à Dema para prestar esclarecimentos, mas não foi confirmado o flagrante.

Caso a perícia da Polícia Civil constate crime ambiental, eles também responderão pelo crime de supressão irregular de vegetação e outros danos. O recolhimento do entulho, pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), será finalizado na sexta-feira (8). Em 2016, foram presas 109 pessoas por parcelamento irregular do solo.

A operação é uma pronta resposta à ocupação irregular do Distrito Federal, destacou o subsecretário de Ordem Pública e Social, coronel da Polícia Militar Cláudio Fernandes Condi. “O governo vem trabalhando para diminuir as grandes operações e minimizar os impactos sociais”, explicou.

[Relacionadas]

A Polícia Militar prestou apoio para garantir a segurança dos agentes e servidores públicos. Não houve resistência por parte dos envolvidos. “Foi uma operação bem-sucedida e estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirmou o coronel Paulo Henrique Tenório, do Gabinete Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal.

Composição do Comitê de Governança do Território do Distrito Federal

O Comitê de Governança do Território do Distrito Federal foi criado em 25 de agosto de 2015, por meio do Decreto n° 36.694. O grupo reúne as Secretarias de Gestão do Território e Habitação; da Segurança Pública e da Paz Social; da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e do Meio Ambiente, além da Casa Civil, da Polícia Militar, da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), da Agefis, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Procuradoria-Geral do DF, da Polícia Civil e da Subchefia da Ordem Pública e Social.

Edição: Raquel Flores