14/07/2016 às 18:54, atualizado em 14/07/2016 às 19:11

Eventos culturais durante a Olimpíada poderão fazer parte de calendário oficial

Projeto Cultura nos Jogos divulgará atividades que ocorrerem de 3 a 14 de agosto. Interessados têm até terça-feira (19) para se inscrever em seleção pública

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Atividades artísticas e culturais de qualquer linguagem que ocorrerem no Distrito Federal durante a Olimpíada — de 3 a 14 de agosto — poderão entrar no calendário oficial do Cultura nos Jogos. Os interessados em divulgar eventos no projeto, parceria entre as Secretarias de Cultura e do Esporte, Turismo e Lazer, deverão se inscrever na seleção pública aberta nesta quinta-feira (14). O prazo termina na terça-feira (19).

Aqueles que forem selecionados farão parte de um material de promoção de Brasília a ser distribuído no período. “As agendas dos museus, teatros e projetos oficiais, relacionados à Secretaria de Cultura, estão garantidos”, explica a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento Cultural e Promoção Cultural da pasta, Mariana Soares. O circuito cultural independente também será contemplado. “É uma oportunidade de divulgar e fomentar o movimento”, reforça a subsecretária.

Dias antes do início dos jogos de futebol, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, serão entregues ao público revista, filipetas e cartazes com informações turísticas e com a programação cultural previamente avaliada pela equipe responsável pela seleção.

Todas as iniciativas aprovadas receberão o selo Cultura nos Jogos e estarão na plataforma Mapa nas Nuvens — Cartografia Cultural do DF e em redes sociais. Os exemplares impressos serão distribuídos em locais estratégicos de circulação de pessoas durante os Jogos Olímpicos, como pontos turísticos, hotéis, bares, restaurantes e parques.

Os candidatos devem enviar informações e documentação exigidas para culturanosjogosdf@gmail.com. No e-mail precisam constar:

  • Três imagens para divulgação em boa resolução (com 300 dpi)
  • Resumo de até mil caracteres sobre o projeto ou a ação cultural e artística prevista para ocorrer de 3 a 14 de agosto
  • Local, data e horários da programação proposta
  • Release completo do projeto/ação com ficha técnica
  • Valor da entrada
  • Público previsto e público-alvo (faixa etária, gênero, perfil sociocultural e classificação indicativa)

Edição: Raquel Flores