26/07/2016 às 08:45, atualizado em 26/07/2016 às 16:25

Postos especiais de vacinação atendem pacientes com condições clínicas específicas

Em Brasília, sete centros de referência oferecem o serviço a pessoas com síndrome de Down, com hepatite e HIV positivo, entre outras

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Pacientes com condições de saúde específicas — como aqueles com o sistema imunológico enfraquecido (imunodeprimidos), com síndrome de Down, com hepatites, além de soropositivos — podem buscar vacinação especializada nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), da Secretaria de Saúde. São sete postos em Brasília: na Asa Sul, na Asa Norte, no Gama, em Taguatinga, em Planaltina, em Sobradinho e em Ceilândia. Em 2015, foram distribuídas 20 mil doses.

Pacientes com condições de saúde específicas podem buscar vacinação especializada nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), da Secretaria de Saúde.

Pacientes com condições de saúde específicas podem buscar vacinação especializada nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), da Secretaria de Saúde. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Os centros de referência diferenciam-se das unidades básicas de saúde por terem o ambiente controlado para pessoas com alergias ou imunidade baixa e por oferecerem pronta resposta no caso de reações adversas. Neles, são aplicadas doses das mais de 20 vacinas que constam do calendário de imunizações definido pelo Ministério da Saúde — as de rotina, como a tetravalente, e as específicas para cada quadro clínico, como a contra pneumonia para pessoas com condições que favoreçam o aparecimento da doença. Os imunobiológicos para poliomielite, hepatite A, meningite bacteriana, raiva (imunoglobina humana antirrábica) e tétano também ficam disponíveis.

Os pacientes chegam aos postos de imunização especial por meio de indicação médica. Não é necessário agendar atendimento nas unidades, e o controle da frequência das doses é feito por meio do cartão de vacinação.

As vacinas são armazenadas em temperatura de 2 a 8 graus centígrados, a depender da indicação do produto. Os estoques são renovados a cada 15 dias, em média, e o fornecimento é feito pelo Ministério da Saúde.

Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização

No Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais do Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), referência no atendimento de crianças, vigora o piloto do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. Lá, há 18 mil pacientes de até 12 anos cadastrados. “As principais vacinas aplicadas aqui são a varicela, a pneumococo polissacarídea 23 valente [usada para evitar pneumonias bacterianas, meningites e septicemia] e a tríplice bacteriana acelular [DTPa] — contra difteria, tétano e coqueluche”, explica a enfermeira-chefe do Crie do Hmib, Vanessa Avelar.

Pelo sistema, os pacientes com condições especiais também serão cadastrados. Por meio da inscrição no banco de dados, eles serão avisados por e-mail ou mensagem de texto no celular a data de nova dose, quando houver necessidade.

Cada tipo de medicamento imunobiológico tem um protocolo de aplicação e de periodicidade definido pelo Ministério da Saúde, que estabelece diretrizes unificadas para as vacinas especiais em todo o território brasileiro.

Onde ficam os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais

 

Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib)
SGAS 608 Sul, Módulo A, Asa Sul
Atendimento das 8 às 17 horas


Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

Setor Hospitalar Norte, Quadra 1
Atendimento das 8 às 17 horas


Hospital Regional de Taguatinga (HRT)

Setor C Norte, Área Especial 24, Taguatinga Norte
Atendimento das 8 às 17 horas


Hospital Regional de Ceilândia

Setor M, QNM 28, Área Especial 1, Ceilândia Sul
Atendimento das 8 às 17 horas


Hospital Regional de Sobradinho
Área Especial, Quadra 12, Conjunto D
Atendimento das 8 às 17 horas


Hospital Regional do Gama
Área Especial 1, Setor Central
Atendimento das 8 às 17 horas


Hospital Regional de Planaltina
Setor Hospitalar, Quadra 1
Atendimento das 8 às 17 horas

Edição: Paula Oliveira