27/07/2016 às 14:12, atualizado em 01/01/2017 às 15:24

Cadastro no Banco de Alimentos da Ceasa pode ser feito durante todo o ano

Distribuição dos produtos ajuda semanalmente mais de 38,5 mil brasilienses. Uma das entidades beneficiadas é o Instituto Nair Valadares, no Riacho Fundo II

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Cerca de 35 toneladas de produtos são distribuídas semanalmente pelo Banco de Alimentos de Brasília, da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). São 38.562 pessoas beneficiadas em 148 entidades cadastradas. Durante todo o ano, é possível registrar organizações socioassistenciais para o recebimento.

Uma das entidades beneficiadas com o cadastro no Banco de Alimentos é o Instituto Nair Valadares, no Riacho Fundo II.

Uma das entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa-DF é o Instituto Nair Valadares, no Riacho Fundo II. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Para ser contemplada, a entidade precisa ter caráter filantrópico ou de utilidade pública, dispor de local adequado para armazenar e processar os alimentos, ter veículo e equipamento adequado para receber e transportar os produtos.

Uma das entidades beneficiadas com o cadastro no Banco de Alimentos é o Instituto Nair Valadares, no Riacho Fundo II. A creche é conveniada à Secretaria de Saúde e atende diariamente, das 7h30 às 17h30, 193 crianças de 3 e 4 anos.

Todas as segundas-feiras, representantes do instituto buscam alimentos na Ceasa para completar o estoque da creche. “Cerca de 50% dos produtos consumidos aqui vêm do banco”, aponta a nutricionista Rosemary Ribeiro Freitas.

Entre os itens geralmente recebidos estão feijão, verduras e legumes. “Nós funcionamos há 15 anos e, há aproximadamente quatro, contamos com o apoio do Banco de Alimentos”, frisa a nutricionista.

Como se cadastrar no Banco de Alimentos

O cadastro é acessado pelo portal da Ceasa, onde é possível baixar um formulário que deve ser preenchido e entregue no local. Também é preciso levar a cópia dos seguintes documentos: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), comprovante de endereço (contas de luz, água ou telefone fixo), estatuto social (e da mais recente alteração, se houver); última ata de eleição ou de nomeação do representante da entidade ou termo de posse, se houver; CPF; carteira de identidade; comprovante de endereço do responsável legal; e comprovante de inscrição no conselho de segmento ou de convênio com a Secretaria de Educação do DF.

“Não há um número máximo de entidades atendidas”, destaca o gerente de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco de Alimentos, Natalino de Souza Neto. “Caso não tenhamos capacidade para atender a alguma demanda, ela entra em uma fila para uma próxima distribuição”, explica.

Programas que fazem parte do Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos da Ceasa é composto por três programas: o de Aquisição de Alimentos, o Desperdício Zero e o Doação Simultânea.

Em 18 de julho, o governo de Brasília iniciou a execução do Programa de Aquisição de Alimentos deste ano e do próximo com a compra de mais de 4 toneladas de frutas, legumes e verduras. Somente a produção agrícola de 980 agricultores familiares cadastrados vai atender 110 entidades socioassistenciais, beneficiando 32.546 pessoas e movimentando mais de R$ 2 milhões.

O Programa de Aquisição de Alimentos é fruto de um convênio entre os governos federal e local. A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural recebe recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, compra os produtos da agricultura familiar e os repassa à Ceasa, que os distribui às entidades cadastradas.

No programa Desperdício Zero, empresários e agricultores doam ao Banco de Alimentos produtos sem valor comercial, mas em boas condições para o consumo. No Doação Simultânea, o objetivo é arrecadar produtos em eventos promovidos pelo governo de Brasília, como a Corrida de Reis.

Banco de Alimentos de Brasília
Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF)
Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 10, Lote 5
De segunda a sexta-feira
Das 8 às 17 horas

Edição: Marina Mercante